Releases 09/06/2015 - 17:05

Soft Competencies: Como usar as Competências Comportamentais para se destacar no Mercado de Trabalho


(DINO - 09 jun, 2015) - Pouco se fala sobre o tema, mas seja para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou para quem quer se destacar no emprego onde está, desenvolver as competências comportamentais pode ser o caminho mais curto para o sucesso.

Segundo pesquisa da consultoria Manpowergroup, realizada em 40 países e no Brasil com cerca de 60 mil empresas de diferentes áreas de atuação, as Soft Competencies, termo em inglês que define as competências comportamentais de um profissional, são um diferencial competitivo tanto na disputa por uma recolocação, como por ascensão na carreira. Entre os entrevistados, 17% dos empregadores ouvidos consideram a colaboração e o trabalho em grupo como a competência comportamental mais relevante em um profissional, e uma das mais difíceis de encontrar no mercado de trabalho; 15% valorizam habilidades interpessoais; 14% citaram ser importante ter entusiasmo e motivação; 13% apontam o profissionalismo e 10% destacaram a atenção nos detalhes.

Para Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1, a qualificação é fundamental, mas entre muitos profissionais qualificados em cada área de atuação, se destaca quem, além de um bom currículo, também tem competências comportamentais que contribuam para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. "A maioria das pessoas possui alguma competência comportamental, mas poucas apresentam todas as Soft Competencies que são reconhecidas e valorizadas pelos empregadores. Bom profissional é aquele que reconhece e se dedica a aperfeiçoar seus pontos fracos".
Se você deseja aperfeiçoar as competências comportamentais mais valorizadas pelas organizações, o consultor de carreiras da Job1 explica como agir:

1. Preste atenção nos detalhes: Um bom profissional é atento em tudo o que faz. Ele sabe que os detalhes fazem a diferença para um trabalho bem executado. Sempre que você for entregar uma tarefa, revise e certifique-se de que providenciou tudo o que foi solicitado pela chefia. Acredite, os detalhes fazem muita diferença!

2. Não abra mão do profissionalismo: Para ter uma carreira bem-sucedida é fundamental saber separar a vida pessoal da profissional. Encare os desafios impostos pelo trabalho com seriedade e comprometimento. Respeite os prazos de entrega e cumpra cada demanda de forma integral, sem deixar nada a ser feito. No horário comercial, procure manter o foco em suas atividades. Evite se envolver com fofocas e seja cuidadoso no uso das redes sociais.

3. Mantenha o Entusiasmo e a Motivação: Em qualquer área da vida, não há quem não goste de estar perto de pessoas entusiasmadas e motivadas e isso também vale para o ambiente de trabalho. Um profissional entusiasmado e motivado é mais comprometido em desempenhar bem suas atividades e ainda contribui com a boa convivência no ambiente de trabalho.

4. Dedique-se a uma convivência harmoniosa: Quando destacam a importância das habilidades interpessoais as empresas estão se referindo a competências que incluem simpatia, amabilidade, colaboração, tolerância e boa comunicação. Estes comportamentos contribuem para um ambiente agradável e estimulam a harmonia entre colegas de trabalho.

5. Trabalhe em grupo: A colaboração no trabalho em grupo é a competência comportamental mais valorizada pelas organizações e existem muitos motivos para isso. Quem sabe trabalhar em grupo está aberto a compartilhar conhecimentos e se dispõe a ouvir e compreender o ponto de vista do outro. Profissionais com comportamentos egoístas têm cada vez menos espaço no mercado de trabalho. Para ter uma carreira bem-sucedida é fundamental saber dividir tanto os desafios quanto o sucesso.

Sobre Renato Mendes:
Renato Mendes é consultor de carreiras da Job1. Graduado em psicologia e administração de empresas, pós graduado em Liderança e Gestão de pessoas pela FGV, tem ampla experiência nas áreas de Treinamento & Desenvolvimento, Headhunting, Executive Coaching, Projetos Especiais e Terceirização de pessoal, Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Assista a entrevista concedida ao vivo no quadro Sala de Emprego, do Jornal Hoje, Tv Globo: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/04/internet-deve-ser-usada-com-cautela-por-candidatos-e-profissionais.html

Sobre a Job1:
Job1 é a única plataforma de empregos com recrutamento e triagem inteligentes.
Para o candidato, a Job1 oferece cadastro gratuito e a certeza de que seu currículo chegará às mãos do empregador que procura alguém com o seu perfil.
Para o empregador, a Job1 torna os processos seletivos mais dinâmicos e efetivos, pois devolve ao RH o controle do recrutamento e seleção, sem a necessidade de contratar intermediários.

Ela elimina, ainda, uma das etapas mais custosas das seleções de funcionários ? a análise de centenas de currículos.
Sua exclusiva tecnologia de match inteligente filtra, entre todos os candidatos cadastrados, somente aqueles que estiverem de acordo com as características e qualificações necessárias para a vaga a ser preenchida.
Isso tudo acontece através do uso da linguagem natural, sem termos técnicos ou formulários burocráticos. Cada um dos lados descreve de forma simples e direta o que procura e a Job1 conecta empregado e empregador, garantindo uma seleção rápida e eficaz.

Job1 conectando empresas e candidatos através do Match Inteligente, com o poder da Linguagem Natural.
Quer saber mais? Fale conosco e acesse www.job1.com.br

Website: http://www.job1.com.br