Pavilhão do Anhembi - São Paulo - SP--(
DINO - 19 mai, 2016) - Responsável por 9,5 % do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o setor de indústrias de alimentos e bebidas tem um desafio para este ano de crise econômica: otimizar a produção, evitando que custos extras cheguem ao consumidor. Seja para implantar soluções de automação, melhorar a logística, desenvolver uma gestão energética eficiente, evitar gastos com erros em processos ou aumentar a performance produtiva, a indústria terá que buscar meios para fazer mais com menos. Este será o mote da 32ª edição da Fispal Tecnologia ? o maior e mais completo evento do setor de alimentos e bebidas na América Latina.
Durante os quatro dias de evento, os visitantes poderão conhecer as soluções e equipamentos inteligentes desenvolvidos exatamente com o objetivo de encurtar custos. Um dos exemplos é a linha de transportadores automáticos com tecnologia Pulse Roller, da expositora Águia Sistemas, que propicia o acionamento dos rolos motores sob demanda em linhas de manuseio (picking) ou de roteirização de pedidos (sortation). Quando as linhas estão vazias, sem volumes, os motores permanecem desligados. Essa lógica simples de funcionamento traz inúmeros benefícios às empresas, sendo o principal a redução significativa no consumo de energia.
Economia de matéria-prima
Especializada no desenvolvimento e comercialização de máquinas para o posicionamento, enchimento, acondicionamento, encaixotamento, paletização e envolvimento por filme strech de variados produtos, a IMSB destaca o Envolvedor de Palete Helix, que realiza o envolvimento de cargas paletizadas com filme stretch por meio de um sistema de pré-estiramento que varia de acordo com o tipo de sistema de carro selecionado, garantindo economia de matéria-prima.
Medição de vazão
Já a alemã Burkert apresenta um medidor de vazão sanitário denominado FLOWave. Trata-se de uma nova tecnologia de medição de vazão patenteada pela empresa chamada SAW (Surface Acoustic Waves ? Medição por Ondas Acústicas de Superfície). É um medidor totalmente sanitário com todas as certificações mandatórias (FDA, 3A, EHEDG, ASME BPE), com recursos tecnológicos embarcados, contribuindo também para uma redução de custos de aquisição, instalação e manutenção, visto seu custo ser menor que as tecnologias usuais.
Máquinas com rápido startup
Para agilizar a produção, a Optima lança o conceito PLUG & PLAY de máquinas com rápido startup. Preparadas para trabalhar com diversas aplicações, a envasadora OPTIMA FM1 e a fechadora OPTIMA CM1 oferecem rápida troca de formatos para variados produtos. Elas podem ser utilizadas individualmente ou integradas, para um processo completo de envase e fechamento. A OPTIMA FM1 tem dois sistemas distintos de envase disponíveis, é possível determinar a solução ideal para cada produto, atingindo alto nível de precisão e manuseio seguro. A máquina oferece uma capacidade de produção de até 90 frascos/minuto, com volume máximo de envase de 1.000 ml.
A OPTIMA CM1, por sua vez, é um complemento para o processo de fechamento. Ela é capaz de processar diferentes tipos de tampas, como: roscas, batoques, gotejadoras e dispensadoras. Projetada para trabalhar com até 2 estações de fechamento, a máquina recebe os frascos através do sistema convencional de transporte por esteiras ou através de pucks. A capacidade de produção é de 45 frascos/minuto.
Empacotadeira econômica
Com foco na redução de custos, a Indumak apresentará em primeira mão a Empacotadeira DG-4. Para otimizar a relação custo x benefício, a DG-4 traz como novidade o sistema de tracionamento da embalagem por correias (conceito de mesa fixa). Este equipamento, portanto, é limitado em acessórios e dispositivos, cumprindo seu papel de aquisição econômica.
Vários equipamentos em um só
A tendência para uma vinculação mecânica de vários equipamentos para formar uma só máquina segue valorizada no mercado. Por isso, a Krones aposta no Kosme 3Bloc, um conceito inovador de bloco disponível em duas versões, uma para embalagens PET e outra para embalagens de PEAD. O sistema 3Bloc para PET é composto de três máquinas sincronizadas em série: sopradora, enchedora e rotuladora. A operação da rotuladora Flexa é flexível, processando etiquetas autoadesivas com um conjunto de rotulagem Flexa Sensicol ou rótulos envolventes com aplicação Roll Feed. Esta execução serve para garrafas PET cilíndricas e quadradas ou para recipientes de formas especiais. No caso de embalagens de PEAD, um posicionador de garrafas coloca os recipientes PEAD já confeccionados de pé e substitui a sopradora. Este modelo 3Bloc é capaz de processar até 25.000 garrafas por hora.
Embaladora para redução de tempo de produção e custo
Na categoria de embaladoras, a Cavanna apresenta um flowpack de alta velocidade com sistema de carregamento de biscoitos em pilhas de alta performance, juntamente com um sistema de transporte vibratório de produtos. Um dos diferenciais é a capacidade do sistema de se adequar às variações de espessura dos produtos, reduzindo assim paradas e perdas.
Setor discute a redução de custos
Além de equipamentos inovadores que visam a redução de custos, os visitantes poderão participar, gratuitamente, de palestras com líderes e associações do setor para debater as práticas e tecnologias que podem ajudar a manter a competitividade mesmo em um momento de recessão econômica. No primeiro dia da Feira, o assunto em foco será Gestão Industrial sob a perspectiva de como as mudanças recentes do setor elétrico provocaram um elevado aumento de custo de produção nas indústrias de alimentos e bebidas, além da demonstração de cases sobre o Mercado Livre de Energia, que atualmente se apresenta como uma opção vantajosa para redução de tais custos, e, por consequência, ganhos de competitividade. Ainda neste tema, a ABRALOG - Associação Brasileira de Logística ? compartilhará estratégias de logística industrial integrada para otimizar a produção.
Para conferir todas as novidades da Feira e participar das palestras, os interessados precisam fazer o credenciamento pelo site
http://www.fispaltecnologia.com.br/pt/. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada ao auditório.
Veja a programação específica sobre o tema:
Painel Gestão Industrial 14/06 (terça-feira)
16h Como a indústria de alimentos e bebidas pode se manter competitiva através de uma gestão energética eficiente | Fabio Rogério Zanfelice, Diretor Presidente, Votorantim Energia
17h30 Estratégias de logística industrial integrada para otimizar os custos de sua indústria | Pedro Francisco Moreira, presidente da ABRALOG - Associação Brasileira de Logística
Serviço
Fispal Tecnologia - 32ª Feira Internacional de Processos, Embalagens e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas
Data: 14 a 17 de junho de 2016
Horário: 13h às 20h
Local: Pavilhão do Anhembi - Av. Olavo Fontoura 1.209, Santana - São Paulo/SP.
Website:
http://www.fispaltecnologia.com.br/pt/