AMSTERDAM, 2015-04-10 08:49 CEST (GLOBE NEWSWIRE) --
A Cnova N.V. (NASDAQ e Euronext Paris: CNV) divulgou hoje o resultado das
vendas líquidas, o GMV e outros dados relativos ao primeiro trimestre de 2015,
encerrado em 31 de março.
CNOVA 1T14 1T15 Crescimento
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GMV(1) (em milhões de ?) 973,7 1.248,2 +28,2%
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Vendas líquidas (em milhões de ?) 777,4 915,5 +17,8%
Clientes ativos(2) (milhões) 11,6 14,8 +27,6%
Pedidos(3) (milhões) 6,8 9,3 +38,2%
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Número de itens vendidos (em milhões) 11,5 16.0 +38.9%
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Trafégo via Dispositivos móveis (4) (em %) 22,0% 34,0% +1.193 bps
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-- As vendas líquidas da Cnova no 1T15 registraram crescimento de 17,8% em
comparação com o 1T14, mesmo com a desafiadora situação macroeconômica do
Brasil. Esse significativo crescimento foi alcançado apesar da
desvalorização do real, superior a 10% desde a publicação do Guidance 1T15,
em 28 de janeiro de 2015:
-- Capacidade de fidelizar os clientes: no 1T15, o número de itens por
consumidor único
(5)
aumentou 4,2% na Cnova e o número de pedidos por consumidor único
(5)
aumentou 11,9% ao ano na França e 5,4% ao ano no Brasil.
-- Crescimento expressivo das vendas via dispositivos móveis, que passaram de
22,0% no 1T14 para 34,0% no 1T15.
-- Crescente expansão das operações, com 20 sites em 11 países no final do
1T15.
-- A Cnova anunciou mais um trimestre de forte crescimento nas plataformas
marketplace, com maiores participações de mercado em ambas as regiões:
-- A participação dos marketplaces nas vendas totais foi maior nesse período,
passando de 8,5% do GMV no 1T14 para 15,4% do GMV no 1T15, o que representa
132% ao ano de aumento no GMV das plataformas marketplace.
-- No final do 1T15, o número de lojistas totalizou 8.650, representando um
aumento de 110% ao ano; as ofertas de produto totalizaram 16 milhões, o que
corresponde a um aumento de 88% em relação a 1T14.
-- Expansão acelerada da rede click and collect no Brasil e aumento do número
de pontos de retirada na França para produtos de grandes dimensões.
-- Consolidação da infraestrutura necessária a uma maior eficácia da cadeia de
abastecimento e dos serviços ao consumidor:
-- No Brasil, as operações de dois centros de distribuição de produtos
leves na Grande São Paulo foram centralizadas em um único centro de
distribuição compartilhado com a Via Varejo em Jundiaí.
-- Na França, inauguração, no 1T15, de um novo centro de distribuição para
produtos pesados nos arredores de Paris e expansão do centro de
distribuição situado na região Sudeste.
-- Investimento em sistemas TI estratégicos, tanto no Brasil (lançamento de
uma nova ferramenta de recomendação, transferência para um novo ERP
associado a um novo sistema de gestão de estoques e um novo sistema de
serviços ao consumidor), como na França (lançamento de novo sistema de
gestão de estoques e nova ferramenta de busca).
-- A Cnova intensificou os investimentos no 1T15, a fim de estimular o
crescimento futuro:
DESTAQUES CDISCOUNT
CDISCOUNT 1T14 1T15 Crescimento
GMV (em milhões de ?) 493,9 634,5 +28,5%
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Vendas líquidas (em milhões de ?) 358,1 416,8 +16,4%
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Vendas via Marketplaces (6) (em %) 14,8% 24,7% +984 bps
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Trafégo via Dispositivos móveis(4) (em %) 31,1% 44,9% +1.385 bps
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-- As vendas líquidas do Cdiscount novamente registraram um crescimento de
dois dígitos (+16,4% ao ano), passando de ? 358,1 milhões no 1T14 para ?
416,8 milhões no 1T15:
-- Expansão da rede click and collect da empresa, que totalizou 19.100 pontos
de retirada no final do 1T15, dos quais 593 com capacidade para produtos de
grande dimensão (+34% em comparação com o 1T14).
-- Crescente fidelização dos clientes, com maior número de pedidos por
consumidor (+11,9%) e maior número de produtos por consumidor (+11.1%).
-- A participação dos marketplaces nas vendas do Cdiscount alcançou 24,7% do
GMV no 1T15:
-- O GMV dos marketplaces cresceu 111% no 1T15 vs 1T14.
-- A oferta de produtos disponíveis cresceu 79% ao ano, graças ao aumento de
106% no número de lojistas.
-- Ampliação da base de assinantes do serviço Cdiscount à volonté.
-- Aceleração do desenvolvimento de quatro novos mercados verticais
especializados, com lançamento previsto para o 2T15.
-- Aceleração da estratégia de expansão internacional para novos países:
excelente ritmo de crescimento no Vietnã e na Tailândia, onde foram criados
453 pontos de retirada em lojas Big C; lançamento de um novo site no Panamá
em janeiro; e preparação de sites para 8 novos países (lançamento até final
de 2015).
-- O Cdiscount intensificou os investimentos, a fim de estimular o crescimento
futuro:
DESTAQUES CNOVA BRASIL
CNOVA BRASIL 1T14 1T15 Crescimento
GMV (em milhões de R$) 1.554,6 1.978,4 +27,3%
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GMV (em milhões de ?) 479,8 613,7 +27,9%
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Vendas líquidas (em milhões de R$) 1.358,7 1.607,6 +18,3%
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Vendas líquidas (em milhões de ?) 419,4 498,7 +18,9%
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Vendas via Marketplaces (7) (em %) 2,1% 6,3% +425 bps
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Trafégo via Dispositivos móveis(4) (em %) 15,0% 25,1% +1.019 bps
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-- Apesar do desaquecimento no cenário macroeconômico, a eficácia do modelo
estratégico implementado pela Cnova Brasil gerou um aumento nas vendas de
18,3% em reais:
-- Sólido posicionamento em termos de competitividade desde o final 3T14,
garantindo os preços mais baixos para a maioria do sortimento.
-- Maior número de pedidos por consumidor (+5,4%).
-- A Cnova Brasil intensificou os investimentos estratégicos, a fim de
melhorar os serviços ao consumidor e acelerar o crescimento:
-- Duplicação do número de pontos de retirada em comparação com o final do
4T14, totalizando 210 no final do 1T15, inclusive com disponibilidade
imediata de produtos em uma seleção de lojas das redes Casas Bahia e
Pontofrio.
-- Investimento em um novo sistema ERP associado a um novo sistema de
gestão de estoques e um novo sistema de serviços ao consumidor, a fim de
sustentar o crescimento. Lançamento de uma nova ferramenta de
recomendação.
-- Na Grande São Paulo, centralização das operações de dois centros de
distribuição de produtos leves, reunidas em um único centro de
distribuição compartido com a Via Varejo em Jundiaí
(8)
e preparação para a abertura de dois depósitos nas regiões Centro Oeste
e Sul.
-- Investimentos seletivos em operações de marketing, a fim de conquistar
novos clientes.
-- Investimento seletivo em recursos humanos, a fim de fortalecer setores
estratégicos, como plataformas marketplace, pontos de retirada,
logística e TI.
-- Crescimento acelerado da plataforma marketplace da Cnova Brasil:
-- Lançamento bem sucedido de três novos marketplaces (Casas Bahia, Pontofrio
e Cdiscount) no 1T15, reforçando ainda mais a força do portfólio de marcas.
-- Crescimento da participação do marketplace nas vendas da Cnova Brasil, que
passou de 2,1% do GMV no 1T14 para 6,3% do GMV no 1T15, o que representa um
aumento de 295% no periodo.
(1) GMV ou Gross Merchandise Volume corresponde à venda bruta de mercadorias
próprias, outras receitas e vendas realizadas nas plataformas de marketplace,
após devoluções, incluindo impostos.
(2) Clientes ativos, no final de março, que realizaram no mínimo uma compra nos
sites da Cnova nos últimos 12 meses.
(3) Total de pedidos realizados pelos clientes antes de cancelamento por fraude
ou por não pagamento de encomendas.
(4) Participação do tráfego através de dispositivos moveis, excluindo sites
especializados e internacionais
(5) Clientes, no final de março, que realizaram no mínimo uma compra nos sites
da Cnova nos últimos 3 meses
(6) Participação das vendas no marketplace do site www.cdiscount.com. A
participação das vendas do marketplace representa o número total do trimestre.
(7) Participação do marketplace no GMV total. A participação das vendas do
marketplace representa o número total do trimestre.
(8) Fechamento do centro de distribuição de Tamboré e transferência dos
produtos leves do centro de distribuição de Cajamar (que passará a ser usado
unicamente para produtos de grande dimensão) para um depósito da Via Varejo
situado em Jundiaí.
Declarações Prospectivas
Além das informações históricas, este comunicado contém declarações
prospectivas, no sentido que lhe atribuem o U. S. Private Securities Litigation
Reform Act, de 1995, a Seção 27ª do U.S. Securities Act, de 1933, e a Seção 21E
do U.S. Securities Exchange Act, de 1934. As declarações prospectivas podem
conter projeções relativas ao desempenho futuro da Cnova e, em alguns casos,
podem ser identificadas por termos como "acreditar", "antecipar" , "buscar",
"continuar", "desejar", "deverá", "esperar", "estimar", "futuro", "planejar",
"poderia", "potencial", "predizer", "pretender", "projetar", "supor" e outras
expressões ou frases de sentido equivalente. As declarações prospectivas que
constam deste comunicado baseiam se nas expectativas presentes formuladas pelos
diretores da Empresa e estão sujeitas a incertezas, riscos e mudanças
conjunturais difíceis de prever, somando se a isso o fato de que muitas dessas
situações escapam ao controle da Cnova. Entre os principais fatores que
poderiam provocar diferenças substanciais entre os resultados reais da Cnova e
as projeções indicadas nas Declarações Prospectivas, podemos citar a capacidade
de ampliar a carteira de clientes; a capacidade de manter e valorizar suas
marcas e seu renome; a capacidade de administrar a Cnova de maneira eficaz; a
evolução de tecnologias usadas pela Cnova; mudanças no cenário mundial,
nacional, regional ou local em relação à economia, aos negócios, à
concorrência, aos mercados ou à legislação; bem como outros fatores descritos
na Seção "Risk Factors" (Fatores de Risco) do Relatório Anual (Form 20 F)
encaminhado à U.S. Securities and Exchange Commission (SEC: Comissão de Valores
Mobiliários dos Estados Unidos) em 31 de março de 2015 e em documentos do
dossiê apresentado a essa entidade, ou a ela fornecidos. Quaisquer declarações
prospectivas feitas no presente comunicado à imprensa são válidas unicamente na
época em que foram feitas. Considerando que os fatores e eventos suscetíveis de
provocar uma diferença entre os resultados reais da Cnova e as projeções
indicadas no presente documento podem se manifestar periodicamente, é
impossível, para a Empresa, fazer previsões que abranjam todas as
possibilidades. Exceto nos casos previstos por lei, a Cnova não assume nenhum
compromisso no sentido de atualizar publicamente quaisquer declarações
prospectivas, independentemente de as mudanças serem provocadas por novas
informações, desenvolvimentos futuros ou quaisquer outros motivos.
Sobre a Cnova N.V.
A Cnova N.V. é uma das maiores empresas globais de comércio eletrônico,
operando sites Cdiscount em diversos países (França, Brasil, Colômbia, Equador,
Panamá, Tailândia, Vietnã, Costa do Marfim, Senegal, Camarões e Bélgica), além
dos sites Extra.com.br, Pontofrio.com e Casasbahia.com.br, no Brasil. A Cnova
N.V. oferece a seus mais de 13 milhões de clientes ativos acesso a um amplo
sortimento que inclui mais de 16 milhões de produtos, associando preços
atraentes com soluções de entrega e pagamento altamente diferenciadas. A Cnova
N.V. é parte integrante do Grupo Casino, empresa global que atua em diversos
segmentos do varejo. Os comunicados e notícias da Cnova N.V. estão disponíveis
na página www.cnova.com/investor-relations. As informações contidas ou
apresentadas nos sites indicados acima não fazem parte do presente comunicado.
Relações com Investidores Cnova
investor@cnova.com
Tel: +31 20 795 0671
Mais informações para imprensa:
Cnova N.V.
Tel: +33 6 80 39 50 71
directiondelacommunication@cnovagroup.com
Cnova - BR Q1 2015 Sales Release: http://hugin.info/166629/R/1910012/681071.pdf