Releases 20/09/2016 - 16:29

Saiba como usar o terrômetro


São Paulo - SP--(DINO - 20 set, 2016) - Você sabe o que é um Terrômetro? Já ouvir falar dele ou já o viu? Sabe com utilizar este equipamento? Não?! Tudo bem, porque a partir de agora você saberá o que é e como usar um Terrômetro.

O que é um Terrômetro?
Terrômetro é um medidor de resistência de terra, que pode ser usado tanto para medição de resistência de aterramento como para medição das tensões espúrias geradas pelas correntes parasitas no solo. Entre as aplicações mais comuns do terrômetro, podemos destacar a medição de resistência de terra em indústrias, edifícios, residências, para-raios, antenas e subestações, permitindo avaliar a qualidade de um sistema de aterramento.

Para que ele serve e como funciona?
O terrômetro ou telurimetro, serve para medir resistência do solo . Um exemplo disto é sua utilização para medir sistema de para-ráios. Quanto menor a resistência encontrada, maior é a dissipação da descarga atmosférica no solo. Existe uma saída de energia do aparelho, a qual é fixada no ponto de aterramento a ser medido. Duas outras saídas são conectadas em eletrodos introduzidos no solo. A leitura obtida deste processo é a resistência encontrada. Há vários modelos, cada qual com sua especificação.

O terrômetro possui dois modos de funcionamento: "Push-On", onde, através de uma chave ele é iniciado ou ainda de forma automática, onde um relógio digital desliga ? aparelho após cinco minutos, sem a necessidade de comandos manuais ele é transportado em uma maleta que serve tanto para proteger, quanto para transportar com praticidade o equipamento.

Por ser um aparelho de precisão, o terrômetro deve ser bem conservado para que não haja danificação em sua vida útil. A leitura com este equipamento deve ser feita por uma pessoa habilitada e conhecedora do produto.

Como utilizar o Terrômetro:

Antes de utilizar o terrômetro, siga algumas regras de conservação e manuseio.
- Verifique se há pilhas e se elas estão corretamente encaixadas;
- Veja se a seleção está na função adequada a tarefa;
- Respeite as escalas de medição e não utilize o terrômetro em áreas com circuito elétrico ativo;
- Não deixe o terrômetro por um período de tempo muito longo exposto ao sol e, quando não o estiver utilizando, retire as pilhas, para poupar energia;
- Não entre em contato direto com o solo, quando estiver utilizando o terrômetro. Use calçados com poder de absorção e proteção contra correntes elétricas.

Sua versão digital
Há uma versão digital do terrômetro, muito utilizado nos dias de hoje. O terrômetro digiital Minipa pode ser usado na medida de terra de casas, edifícios, máquinas e qualquer outro tipo de sistema que exijam um aterramento com um certo grau de proteção, assim o técnico tem a possibilidade de saber se o sistema está dentro dos padrões exigidos. Entenda princípios de aterramento e segurança com mais profundidade e descreva os principais métodos de teste: 3 e 4 polos de teste de Queda de Potencial, teste seletivo, teste sem estacas e teste de 2 polos.

Já na versão Terrômetro Digital 25kHz da Megabras seu princípio de funcionamento consiste na utilização de uma corrente de medida de alta frequência (25 kHz), para a qual a impedância indutiva do cabo de guarda - considerando um espaçamento padrão entre torres - é razoavelmente alta, o que permite reduzir o efeito das outras torres adjacentes a aquela que está sendo medida. O equipamento mede somente a resistência de aterramento da torre sob estudo, incluindo a do pé de apoio da mesma.

Os sistemas de aterramento extensos, como malhas, contrapesos, canos metálicos, etc., são medidos considerando-se somente o trecho mais próximo do ponto de conexão, de tal modo que o valor lido represente o comportamento frente a um sinal de impulso, semelhante à descarga atmosférica.

Website: http://www.tecnoferramentas.com.br