Porto Alegre--(
DINO - 03 nov, 2015) - Estamos nos aproximando do final de 2015 e o ano praticamente já passou. Com ele, inúmeros desafios de gestão também nos foram impostos. Entretanto, a missão do empreendedor continua e será de fundamental importância estar preparado adequadamente para 2016.
Nessa época do ano é sempre recomendável desenvolvermos uma completa análise do desempenho dos negócios em 2015, e o que precisa ser reavaliado, reorganizado e modificado a tempo, frente ao atual cenário econômico brasileiro.
Assim, algumas reflexões são muito importantes tais como:
Nossos objetivos e planos de gestão este ano foram atingidos e executados na sua totalidade? O que poderíamos ter feito de forma diferente ou com maior eficiência e assertividade? Os resultados da empresa até aqui considerando a projeção para o final do ano podem ser considerados satisfatórios? Como está a saúde econômico-financeira da nossa empresa, atingimos o ponto de equilíbrio todos os meses?
Estamos adequados em termos de capital humano? E, em termos de participação no mercado como estamos?Aproveitamos todas as oportunidades que se apresentaram ao longo de 2015?
Neste momento a partir de reflexões de pontos como os acima propostos somos da opinião de que precisamos examinar com muita atenção nossos negócios e desenvolver um detalhado e cuidadoso plano de gestão para o ano de 2016, que está logo ali adiante.
Será que o regime tributário que estamos adotando será o mais adequado para 2016? E, considerando o nosso planejamento de operações comerciais e de serviços, ele (regime tributário) continuará sendo o mais vantajoso? Qual será a consequência dessa opção fiscal em termos de fluxo de caixa e no retorno aos sócios para o ano que vem?
Essas entre outras questões aliadas à métricas eficientes de gestão serão fundamentais para que possamos conduzir um empreendimento de forma racional e segura durante 2016.
Minha dica, tome por base o que já podemos observar de 2015, projetando o fechamento do exercício e traçando com o maior grau de assertividade um plano de operação para 2016. O passado aliado ao planejamento futuro de negócio consciente ajudam e dão conforto na tomada de decisão.
Planejar, medir, controlar são algumas palavras fundamentais no dia a dia de um gestor. Acrescente um plano de gestão eficiente unindo sua equipe e as possibilidades de sucesso serão ainda maiores.
Texto: Ângelo Mori Machado, contador e diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria
Website:
http://www.gerencialconsultoria.com.br/index.php/pt/