São Paulo - SP--(
DINO - 18 dez, 2015) - Um bom evento provém do "briefing". Esse termo originário da língua inglesa cuja tradução significa "instruções" tornou-se cada vez mais comum nas áreas empresariais, administrativas, publicitárias e, agora, no ramo de eventos corporativos.
O briefing é o "planejamento" oficial de um evento, é o ato de levantar as informações necessárias, objetivas e concisas sobre a tarefa que será realizada. Para uma agência de eventos é essencial usar o briefing para captar as necessidades de um cliente em relação ao seu pedido.
Alguns dados como o estilo de evento que será realizado, perfil do cliente, perfil dos convidados, quantidade de staff requerido e até preferência de classe para o voo dos convidados, se necessário, são avaliados. Isso tudo faz parte de um relatório de briefing completo e eficaz, que é geralmente obtido em uma reunião com o cliente para a discussão de ideias e objetivos.
No mercado corporativo competitivo de hoje, a precisão é uma qualidade apreciada para a valorização e preferência de uma empresa. Destaca-se quem consegue captar os mínimos detalhes desejados pelo cliente com cautela e executando-os com qualidade. Um erro comum de algumas empresas é visar excepcionalmente o lucro e priorizar a urgência de realizar o pedido o mais rápido possível resultando no esquecimento dessa minuciosa avaliação do pedido e, consequentemente, cometendo algum deslize na organização do evento.
Outro erro comum entre os briefings criados pelas empresas é a sua extensão. Um briefing demasiadamente extenso pode perder-se no objetivo principal e acabar tornando-se vago, pois a avaliação além de exata é extremamente direta, não permitindo o levantamento de informações irrelevantes. O cliente também deve estar ciente do que quer para transmitir corretamente as informações para os funcionários da empresa. Se um cliente não estiver certo das suas necessidades para o evento, o relatório do briefing pode ficar incompleto.
Quando se coloca a responsabilidade de um evento nas mãos de uma empresa consequentemente depositamos toda nossa confiança no trabalho da mesma; mas precisamos de uma segurança de que o melhor será realizado; e o jeito mais eficaz de sabermos é avaliando o relatório de briefing disponibilizado. Se for detalhado, preciso e atencioso, a probabilidade de sucesso do evento é muito maior.
Por Amanda Port - Assessora de Imprensa da US Eventos
Website:
https://www.useventos.com.br