(
DINO - 21 ago, 2018) -
Em um país no qual as pessoas leem pouco, “Um Dinossauro no Planeta Gizz” vem colaborar para mudar esse dado. Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, que foi realizada em 2016, 44% da população não lê e 30% dos brasileiros nunca compraram um livro.
A mesma pesquisa trouxe um dado ainda mais assustador: o número de livros lidos por crianças 5 a 10 anos caiu, quando comparado aos dados de 20017.
Enquanto em 2007 esse público lia em média 6,9 livros por ano, em 2016 esse número caiu para 5,4 livros.
O mesmo aconteceu entre os que têm entre 11 e 13 anos. Em 2007 eles liam em média 8,5 livros por ano e em 2016 a média caiu para apenas 6,9.
O livro infantil escrito por Belinha Elkind promete encantar pequenos leitores de todo o país.
Para isso, a história que gira em torno do pequeno planeta descoberto pelos seres humanos, traz dentro do lúdico um enredo muito atual e reflexivo. Dentro da fantasia, ensina as noções de ética, como lidar com problemas e consequências das suas ações.
O local descoberto vive em paz e sem maldade. Quando algo errado acontece, basta passar o apagador e recomeçar. Afinal, o mundo é de giz.
Tudo muda quando um cientista resolve visitar o planeta e leva seu filho junto. O menino vai acompanhado do dinossauro de estimação, que quando chega em no local descoberto come todo o estoque giz do planeta. O dinossauro desaparece e a aventura começa.
Preocupação com o incentivo à leitura
Avó de sete netos, Belinha Elkind dedica a obra e eles e preocupa-se em incentivar a leitura infantil, em um país no qual as pessoas leem pouco. De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do ano de 2016, a média de leitura é de 4,96 livros por ano no Brasil.
O estudo realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), destaca que pessoas entre 11 e 13 anos de idade são as que mais leem por gostar e não por obrigação escolar. Dos entrevistados nesta faixa etária, 42% revelaram que o hábito de leitura é prazeroso. Já entre 5 e 10 anos 40% dos entrevistados contam que gostam de ler.
Outro dado curioso é quanto ao incentivo recebido durante a infância para se tornar um leitor. Dos entrevistados, 67% revelou que nunca receberam nenhum incentivo.
Para colaborar com a mudança desses dados, Belinha já faz palestras em colégios para mostrar como o hábito de ler é importante e divertido.
Sobre Belinha Elkind
Nascida em Copacabana - Rio de Janeiro, Belinha Elkind escreveu 12 livros infantis e um de crônicas, nos seus 10 anos de carreira.
Depois de estudar no Colégio Andrews, mudou-se para Nova York, nos Estados Unidos, onde cursou o ensino médio.
Depois de três anos estudando em Lausanne, Suíça, ela ainda cursou línguas na Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Casada com o engenheiro David Elkind há 55 anos, tem três filhas e sete netos.
Título do livro: Um Dinossauro no Planeta Gizz
Autor: Belinha Elkind
Ano de publicação: 2017
Formato: 21×21
ISBN: 978-85-9553-045-4
Editora: Albatroz
Como comprar:
https://editoraalbatroz.com.br/Website:
https://editoraalbatroz.com.br/produto/kit-dinossauro-no-planeta-gizz/