Releases 14/10/2015 - 16:36

Como aplicativos para eventos melhoram o engajamento e mudam o comportamento dos participantes


São Paulo/SP--(DINO - 14 out, 2015) - Faz menos de três anos que planejadores de eventos começaram a substituir os guias de programação em papel por dispositivos mobile. A rápida inovação e adoção de tecnologia de smartphone sofisticada teve, sem dúvida, um papel importante nessa transição. Porém, apesar do aparecimento da tecnologia mobile, a maioria dos eventos continua utilizando guias e programas de eventos em papel ? tudo isso vai mudar.
A evolução do aplicativo mobile de evento de soluções 1.0, que iniciaram o movimento da indústria, para o Mobile Event 2.0, que engloba todas as capacidades mobile para criar experiências criativas e atraentes e que
mudam a participação nos eventos. Hoje os planejadores e organizadores de eventos podem explorar toda a tecnologia mobile, expandindo suas marcas de eventos e impactando de forma positiva no envolvimento dos participantes.

Todos nós testemunhamos o progresso rápido da Web. Na primeira fase da Web, milhões de pessoas curiosas procuraram a internet para informação, utilizando essencialmente notícias e email, pois ainda estavávamos inseguros sobre o futuro deste meio novo e emergente. Durante os primeiros dias da Web 1.0, os usuários estavam mais limitados à visualização passiva do conteúdo que era criado para eles. O avanço para o que seria a Web 2.0 foi rápido, ofereceu experiências suportadas por velocidades de banda larga cada vez mais rápidas, o aparecimento do design focado no usuário, comércio electrónico e a entrada no domínio das mídias sociais. Pode se dizer que a internet finalmente chegou e se tornou naquilo que já estava destinada a ser: um canal de comunicação inovador para um intercâmbio transparente de bens e informação entre pessoas e negócios, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Não significa que a evolução esteja concluída. Porém, com o estado atual da Web 2.0, da partilha de informação, o conteúdo gerado, vídeo e multimídia, da simplicidade e usabilidade melhorada e da convergência de outras mídias, como televisão, filmes, música, etc., é justo dizer que a web agora importa para mais gente que qualquer outro meio de comunicação.

A Metáfora da Web vs. A Metáfora Mobile
A World Wide Web consiste em uma esmagadora quantidade de informação prontamente diponível à ponta dos dedos dos usuários. A maioria da informação é acessada através de um navegador web e um motor de busca. Até há pouco tempo, usufruir da Web e do seu volume e diversidade de conteúdo era melhor no desktop ou no laptop. Até hoje, computadores potentes com monitores maiores de alta resolução, browsers sofisticados e conexão de banda larga tornam a navegação na internet uma experiência de multimídia sem precedentes.
Em oposição, a maioria dos dispositivos mobile, embora potentes, têm, para maior utilidade prática, telas bem mais pequenas e micro-browsers com poucos plug-ins e funcionalidades avançadas. Também, a vida limitada da bateria de um dispositivo mobile requer que as sessões de utilização sejam mais curtas, com menos navegação e procura e focada mais em sessões destinadas a tarefas.
Um dispositivo mobile tem sido usado principalmente como um dispositivo de comunicação pessoal e privado. Os usuários mobile guardam mensagens privadas, voicemail, fotos, música e muito mais em seus dispositivos. Isto é bem diferente da experiência na internet, pois a maioria dos dispositivos não foi inicialmente desenvolvida para navegar na Web, e mesmo se eles permitiam acesso, eles não eram desenhados para criar uma experiência envolvente como um dispositivo mobile multimídia potente de hoje em dia.

Porém, o que realmente diferencia uma experiência mobile do PC, é o fato de o dispositivo mobile estar sempre ligado, à distância de um gesto, 24 horas por dia e 7 dias por semana ? propriedades fundamentais que definem o relacionamento das pessoas com seus dispositivos mobile. Estas diferenças têm implicações profundas na oferta de experiências mobile satisfatórias e requerem uma abordagem nova e distinta no design de aplicativos mobile.

Correlação entre a Web e Apps Mobile de Eventos
Como a Web, a indústria de aplicativos mobile de eventos também passou por uma mudança, embora o processo tenha sido abrandado pelos desenvolvedores de modelos de apps tradicionais que, como muitos da época do Web 1.0, ainda pensam que o status quo é "suficientemente bom". Aplicativos mobile desenvolvidos atualmente para reuniões e eventos num contexto 1.0, são inovações sufocantes para uma indústria que está pronta para abraçar todas as possibilidades da tecnologia mobile.

O mantra do "suficientemente bom" não funcionou para a Web e não vai
funcionar para os aplicativos mobile.

Tanto consumidores como usuários de negócios esperam muito mais de seus apps, conteúdo dinâmico integrado, interatividade humana e mensagens, networking social e outras funcionalidades avançadas. Além disso, telas de alta resolução, processadores mobile mais rápidos, touch screens dinâmicos e melhor design gráfico têm melhorado enormemente, o que pode ser demonstrado pelos mais recentes aplicativos de jogos e produtividade. Hoje, os usuários de apps mobile procuram uma experiência mais robusta e atraente.
O objetivo principal dos planejadores e organizadores de eventos no planejamento e execução de eventos, é criar experiências inesquecíveis para os participantes, expositores e patrocinadores. A medida da experiência é o engajamento, o que a Forrester Research define como "o nível de envolvimento, interação, intimidade, e influência ao longo do tempo de um indivíduo com uma marca.
Com mais de 1,8 milhões de reuniões só nos Estados Unidos, criar uma experiência envolvente é crítico para assegurar a viabilidade e sucesso de uma conferência ou evento. Pode também ser um diferenciador chave que permite um evento brilhar, enquanto outro desvanece.
Como você consegue um pleno envolvimento dos seus expositores, patrocinadores e participantes no evento: antes, durante e depois? Abranger a próxima geração de tecnologia mobile e aplicar as lições aprendidas com a Web às soluções mobile ajudará a aumentar o envolvimento?

O guia de programação de evento padrão faz menos de três anos que planejadores de eventos começaram h substituir os guias de programação em papel por dispositivos mobile. A rápida inovação e adoção de tecnologia de smartphone sofisticada teve, sem dúvida, um papel importante nessa transição.
Porém, apesar do aparecimento da tecnologia mobile, a maioria dos eventos continua utilizando guias e programas de eventos em papel, mas tudo isso vai mudar.

Para acessar o artigo completo acesse o site:
http://www.digitalsolvers.com/aplicativosparaeventos
Website: http://www.digitalsolvers.com/aplicativosparaeventos