WASHINGTON, 24 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- As decisões tomadas hoje pelos governos e investidores irão permitir ou inviabilizar a sustentabilidade dos sistemas de energia global no futuro, de acordo com um novo relatório do Conselho Mundial da Energia.
O relatório, "Trilema mundial da energia: hora de ser realista ? os mitos e realidades dos sistemas de financiamento da energia", considera que com os sistemas globais de energia sob uma crescente pressão e com os governos limitando seus gastos, a capacidade de implementar os investimentos de US$48 trilhões necessários para os próximos 20 anos é posta em dúvida, ameaçando a capacidade dos países de fornecer energia sustentável, confiável e acessível à sua população.
Joan MacNaughton, diretora executiva do Trilema de Energia Global, comentou:
"Discordando dos alertas de vários comentaristas, nosso relatório considera que existe o capital necessário disponível no setor privado, mas os investidores e os empreendedores terão que investir além de sua zona de conforto, e vão precisar de mais ajuda dos governos, reguladores e instituições financeiras internacionais do que a prevista".
Para a obtenção dos níveis necessários de investimentos, o estudo identifica as seguintes recomendações do setor financeiro:
Os decisores políticos devem implementar iniciativas regulatórias e políticas para estimular investimentos e reduzir os riscos políticos e regulatórios.
Deve existir uma infraestrutura financeira para que o capital flua facilmente para o setor da energia, e os financiadores devem se sentir mais à vontade para investir em novas tecnologias e nos países em desenvolvimento, com maiores necessidades de nova infraestrutura.
O setor da energia deve gerar um fluxo sólido de projetos financiáveis.
O relatório inclui também o Índice do Trilema da Energia, uma classificação quantitativa que posicionou quatro países em um alerta negativo nesse ano (Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido), enquanto outros países poderiam apresentar melhoras em uma ou mais dimensões do trilema: segurança energética, acesso à energia e sustentabilidade ambiental. Entre os 129 países classificados, apenas três obtiveram uma pontuação 'AAA' em seu trilema, sendo o Reino Unido um destes países que demonstra uma tendência decrescente na segurança energética.
O trabalho foi elaborado com o apoio da consultoria de gestão global Oliver Wyman e as recomendações baseadas em entrevistas com aproximadamente 50 líderes de finanças da energia internacional.
Para fazer o download do relatório, acesse:
http://www.worldenergy.org/publications/
O Conselho Mundial da Energia é uma rede de líderes e profissionais da energia que promove um sistema energético acessível, estável e ambientalmente responsável, para o maior benefício de todos.
Contato: Monique Tsang / tsang@worldenergy.org / +44-2032140616
To view the original version on PR Newswire, visit:
http://www.prnewswire.com/news-releases/futuro-da-energia-depende-das-opcoes-de-financiamento-realizadas-hoje-alerta-o-conselho-mundial-da-energia-300000220.html
FONTE World Energy Council