Brasília--(
DINO - 03 fev, 2017) - Com o avanço de tecnologias ligadas às chamadas "moedas virtuais" é possível fazer remessas de recursos ao exterior sem a intermediação de corretoras de câmbio ou doleiros e, mais impressionante, sem controle estrito de governos. Não existe regulação dessas moedas virtuais ainda ? a mais famosa delas é o bitcoin. E isso permite que toda a operação ocorra a um custo bem inferior ao das negociações convencionais.
Na ausência de regulação, famílias enviam recursos para filhos que estudam no exterior; brasileiros em outros países mandam para casa parte de seus salários, empresas pagam fornecedores e empregados utilizando o bitcoin.
Alguns países se posicionaram até agora em tratar o bitcoin como um ativo, em todo o mundo há discussões a respeito de como deve ser encarado o bitcoin: como uma moeda propriamente dita ou como um ativo. Isso faz toda a diferença na hora de determinar que instância de governo é responsável por fiscalizar as operações e as empresas envolvidas, como as corretoras.
Pelos meios convencionais, o envio de dinheiro do Brasil para outro país só ocorre por meio de operações cambiais. No caso de empresas, é preciso usar uma corretora para compra dos dólares, informar a finalidade, pagar Imposto de Renda de até 33% (quando o destino é um paraíso fiscal) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 0,38%, além de arcar com o custo de remessa e com corretagem, que varia de acordo com o valor da operação. Pessoas físicas estão livres do IR, mas pagam todo o resto.
De olho nesse mercado que movimenta em torno 600 bilhões de dólares anuais no mundo, o empreendedor Brasileiro Wesley Brook juntamente com empreendedores americanos lançaram a empresa Exccy.com, uma plataforma que vende a moeda digital e garante a recompra no país que você desejar.
Wesley explica que usar o bitcoin para realizar remessas ou fazer pagamentos no exterior é o meio mais barato e menos burocrático e é instantâneo.
O empreendedor explica que a forma convencional de envio de dinheiro inviabiliza negócios tendo em vista os custos de taxas e impostos, formalidades e a grande demora de processar o envio tradicional que pode durar vários dias. Ele ressalta que o uso de sua plataforma garante uma economia de mais de 10% do que as remessas convencionais de dinheiro.
Website:
http://www.exccy.com