São Paulo-SP--(
DINO - 28 out, 2016) - As cidades de Chicago (EUA) e São Paulo recebem em novembro mostra de filmes brasileiros. De 30 de outubro a 17 de novembro, em Chicago e em cidades do meio-oeste dos Estados Unidos, acontece a MOSTRA VII: Brazilian Film Series (
www.mostrafilmseries.org ), uma realização da Partners of the Americas, que leva grandes produções brasileiras, entre longas e curtas-metragens de ficção, documentários e filmes de animação, para serem exibidas ao público universitário daquele País. Em São Paulo, sete longas-metragens e vários curtas-metragens selecionados da MOSTRA VII serão exibidos gratuitamente durante uma semana ? de 24 a 30 de novembro - no Espaço Itaú de Cinema ? Augusta e no Cine Matilha.
Na abertura do evento, na University Roosevelt, em Chicago, será apresentado o filme "Encantados", de Tizuka Yamasaki, com presença da diretora brasileira para um bate-papo com o público.
Este ano, entre os filmes da programação nos Estados Unidos, o evento aborda a mulher e o esporte com os longas-metragens "Cássia" (documentário sobre Cássia Eller), "Nise - O Coração da Loucura", "Do Pó da Terra" e "Paratodos". Também participam do evento nos Estados Unidos os longas-metragens "Califórnia", "Encantados", "Samba & Jazz", "ApartHorta", "Campo de Jogo", "Margaret Mee and the Moonflower", "Campo Grande" e "São Sebastião do Rio de Janeiro ? A formação de uma cidade".
Já em sua 7ª edição, ao longo desses anos, a proposta da fundadora e diretora da MOSTRA, Ariani Friedl, brasileira radicada há mais de 40 anos nos EUA, é discutir as questões sociais do Brasil, a partir da temática das nossas produções cinematográficas.
A edição de São Paulo da MOSTRA VII: Brazilian Film Series
Na capital paulista, a MOSTRA VII: Brazilian Film Series, edição São Paulo, está sob a coordenação do jornalista e produtor cultural Luiz Oliveira. Este é o segundo ano consecutivo que um compacto do evento realizado nos Estados Unidos é apresentado na cidade. Por aqui, ao longo de uma semana, serão exibidos sete longas-metragens e documentários. Também os curtas-metragens apresentados nas telas dos Estados Unidos terão espaço na programação do Cine Matilha.
Fortalecer a imagem do País
Além de divulgar as produções cinematográficas nacionais nos Estados Unidos, Ariani Friedl atua para mudar o estereótipo com o qual o Brasil é conhecido por muitos estrangeiros. De acordo com ela, durante algum tempo exportava-se apenas a imagem do País do carnaval, futebol, violência, mulatas, samba, suor e cerveja.
Aos poucos, graças à Ariani, essa percepção vem sendo modificada junto aos universitários dos Estados Unidos e com isso tem aumentado a audiência para os filmes brasileiros lá fora. Segundo a diretora da MOSTRA, o evento busca promover o conhecimento sobre a cultura, política e a história do Brasil, com filmes que apresentem consciência social.
A Partners of the Americas é uma organização sem fins lucrativos, fomentada por John F. Kennedy, que por mais de 50 anos tem como proposta conectar pessoas dos EUA e de países da América Latina com programas de diplomacia nas áreas de Artes
e Cultura, Liderança Jovem, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Negócios,
Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Saúde.
Website:
http://www.mostrafilmseries.org