São Paulo, SP--(
DINO - 23 jun, 2017) - Para os teóricos do Marketing de Experiência, uma empresa deve ser sentida muito mais do que vista. Os consumidores devem ser envolvidos por ações inesquecíveis e positivas, utilizando-se um ou todos os sentidos básicos do ser humano (audição, olfato, tato, visão e paladar) e adicionando um toque de sentimento a tudo isso.
Sobre essa relação entre marca e consumidores, Manoel Carlos Junior, pioneiro em Marketing de Experiência e autor do livro "Experiencialize ? Os 7 passos para transformar produtos e serviços em experiências", prega que a causa emocional de uma empresa (amor ou paixão pelo que faz e/ou entrega para o cliente) é um fator essencial para uma boa relação entre público e empresa. De acordo com ele, o respeito pela marca está diretamente ligado às boas emoções que ela proporciona e é nisso que aposta o conceito Experiencialize!.
Nessa mesma vertente, ele lembra e ressalta que respeito está diretamente ligado a manutenção da relação com o consumidor a cada contato, a cada experiência com a marca. Se essa relação falhar? A falha acontecerá se a experiência com a marca não for boa. Ele irá se afastar e procurará uma nova marca com a qual se identificará. A cobrança é grande, mas é possível obter sucesso.
Dentre os ensinamentos do autor da expressão estão: "Olhe para o seu consumidor e descubra o que ele deseja" e "Enquanto seus concorrentes estão pensando de forma racional. Siga a intuição. Pense, aja com o coração e Experiencialize!"
E o que a empresa ganha fazendo isso? Separamos para você alguns dos benefícios que o investimento em Marketing de Experiência pode trazer ao seu negócio. Confira:
1- ENGAJAMENTO
Ao tocar o emocional dos clientes ou usuários, você os torna verdadeiros fãs ou torcedores da sua marca. Além disso, o relacionamento com o cliente deixa de ser pautado pela razão e passa a ser pautado pela emoção.
2- DIFERENCIAÇÃO
A partir do momento que o cliente vive uma experiência positiva e marcante com sua marca, ela passa a se diferenciar de concorrentes tidos até então como similares.
3-DIVULGAÇÃO
Quando o cliente se sente incluído no processo de compra e vive uma experiência que o encante, ele passa a ser um "embaixador" dessa marca, promovendo a propaganda boca a boca em seu convívio social.
4 ? DESEJO
O Marketing de Experiência cria a mais poderosa forma de vender: o desejo. Esta é uma das diferenças em relação ao Marketing tradicional, que foca nos atributos do produto e cria uma relação baseada em uma escolha racional.
5- TOLERÂNCIA
As estratégias do Marketing de Experiência fazem com que os clientes sejam mais compreensíveis e flexíveis em relação a eventuais problemas com o produto ou serviço.
6- RENTABILIDADE
Quando o cliente sente desejo e encanto, o preço perde o seu peso no processo de compra, o que permite à marca cobrar mais, possibilitando um aumento considerável da margem de lucro. Experiencialize!
Website:
http://experiencialize.com.br