(
DINO - 25 out, 2016) - Três maneiras de manter a alma unida ao corpo, de Ivan Jaf (Editora Scipione), e Dani das nuvens (Atual Editora), de Jane Tutikian, estão concorrendo ao 58º Prêmio Jabuti na categoria Juvenil. O anúncio foi feito em São Paulo (SP) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) na última sexta-feira, 22/10. Confira as obras selecionadas:
Tíulo: Três maneiras de manter a alma unida ao corpo
Autor: Ivan Jaf
Editora: Editora Scipione
Neste livro, o autor Ivan Jaf promove um encontro inusitado, no meio do oceano Atlântico, fazendo com que o leitor reflita sobre o período das grandes navegações. A bordo do Galeão São Paulo, em direção às Américas, estão o padre Antônio Vieira e o poeta Gregório de Matos. Na longa jornada, enfrentarão os dois maiores perigos a que estão sujeitos os navegantes da época: a tormenta e a calmaria. Une-se à dupla notável o mestre calafate João Roxo e, juntos, eles travam diálogos memoráveis sobre arte, fé e ciência.
O autor: Ivan Jaf nasceu no Rio de Janeiro em 1957. É autor de mais de 50 livros infantojuvenis. Recebeu alguns prêmios importantes, como o do Sundance Institute e o da União Brasileira de Escritores. Pela Editora Ática publicou uma série de HQs que reconta a história do Brasil misturando ficção e realidade, entre os títulos da série está O vampiro que descobriu o Brasil. Roteirizou também clássicos da literatura brasileira adaptados para os quadrinhos, entre eles Dom Casmurro e A escrava Isaura.
Título: Dani das nuvens
Auto: Jane Tutikian
Editora: Atual Editora
Dani tem 12 anos e vive um momento muito especial: está entrando na adolescência e descobrindo muitas coisas sobre ele mesmo e os outros. Na escola, as notas estão baixas e, depois de algumas conversas com a orientadora, Dani é diagnosticado com TDA (Transtorno de Déficit de Atenção). O tratamento inclui aulas de hipismo, que lhe trarão novos desafios e bela amizade com o cavalo Eclipse. O tempo passa e surgem novos interesses... Mais amadurecido, Dani descobrirá se gosta mesmo de Esther ou se, na verdade, está apaixonado por Telma, a amiga com quem compartilha leituras e troca ideias sobre a vida.
A autora: Jane Tutikian é pós-doutora em Literatura, professora de Literatura Comparada na graduação e na pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora do Instituto de Letras dessa instituição. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol. Dentre os muitos prêmios que recebeu estão: Prêmio APESUL ? RS, 1978; Prêmio Jabuti, 1984; Prêmio Érico Veríssimo, 1987; Prêmio Gralha Azul de Literatura, 1990; Prêmio Açorianos, 2001; Prêmio AGES Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores, em 2003, 2004 e 2010; e Prêmio O Sul, 2004 e 2007.
Conheça mais sobre o trabalho e a carreira de Jane Tutikian em seu site:
www.janetutikian.com.
Mais informações à imprensa
tatiban@gmail.comTatiana Bandeira ? 11 97665 4177