Conselheiro Lafaiete/MG--(
DINO - 24 mai, 2018) - O Kumon, espaço destinado a incentivar crianças e adultos a alcançar autonomia nos estudos e a desenvolver o potencial de aprendizagem, abriu suas portas hoje. A inauguração ocorre das 10h às 18h do dia 25/maio e das 9h às 12h, no dia 26/maio. A abertura contará com atividades voltadas ao público infantil e com a apresentação do material didático e da metodologia de trabalho adotados pelo Kumon.
A iniciativa de abrir uma unidade na cidade partiu de Marcus Gonçalves Euclydes Borges, professor universitário que lecionava em universidades de Viçosa, em Minas Gerais. Há pouco tempo, ele se mudou à Lafaiete e decidiu continuar atuando na área da educação. O contato com o Kumon ocorreu através de uma sobrinha que frequentava uma unidade da franquia. A partir da constatação da evolução da sobrinha nos estudos, Marcus se interessou pela metodologia e começou a pesquisar mais sobre a organização. O professor realizou treinamentos com o material do Kumon e comprovou, por experiência própria, os benefícios alcançados: "havia um tempo que eu não tinha muito contato com a matemática. Com o material do Kumon, eu tive a oportunidade de rever todo o conteúdo do ensino fundamental e médio referente à disciplina e verificar, na prática, o aumento do meu raciocínio lógico e da minha velocidade de cálculo".
De acordo com Marcus, o modelo educacional do país ainda é muito deficitário. "De uma forma geral, a gente tem visto que a educação tem ficado um pouco aquém do esperado por todos nós. O cronograma das escolas é sempre apertado e, muitas vezes, os educadores não têm a oportunidade de verificar se os alunos absorveram o conteúdo da disciplina. Acredito que o Kumon tem muito a contribuir não só para melhorar essa questão na educação, mas também para despertar nos alunos o interesse e autonomia nos estudos, a autoconfiança, disciplina, concentração, criatividade e pensamento crítico ", declara.
O Kumon surgiu no Japão e atualmente está presente em todos os continentes do mundo. Em Março de 2017, a franquia somava um total de 4,35 milhões de alunos. A metodologia é voltada a estimular o autodidatismo nos estudantes. Os alunos possuem acesso a um material próprio de estudo, que progride em ritmo suave, isto é, parte dos conteúdos mais fáceis aos mais difíceis, aos poucos. Além disso, o material é individualizado, ou seja, compatível à habilidade de cada um, independentemente de idade ou série escolar.
A unidade do Kumon de Conselheiro Lafaiete é voltada às disciplinas de Português, Matemática e Inglês e se destina ao público a partir de cinco anos de idade. O espaço, além de possuir capacidade para 16 alunos ao mesmo tempo, também conta com dois orientadores para auxiliar nas atividades propostas. O Kumon se localiza na rua Tavares de Melo, nº 517. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (31) 3721-6089 ou (31) 98658-0198.
Texto: Mariana Araújo (Black12).
Website:
http://www.instagram.com/kumonlafaiete