Releases 24/10/2017 - 14:34

Jateamento é procedimento indicado para limpeza de peças metálicas


Atibaia - SP--(DINO - 24 out, 2017) - É comum que itens metalizados se deteriorem com o tempo e oxidem, o que prejudica a sua durabilidade e interfere na sua performance. No setor metalúrgico, um procedimento é indispensável para limpeza das peças e preparação delas para aderência de revestimentos, o jateamento. Essa técnica consiste basicamente no uso de jato de areia, óxido de alumínio ou granalha de aço para a limpeza das superfícies que receberão o material metalizado. Atualmente, o óxido de alumínio é o material mais utilizado para o jateamento, pois traz mais vantagens técnicas e até econômicas diante das outras opções, já que é comprovado, que a areia de sílica é prejudicial à saúde e a granalha de aço conforme o armazenamento, provoca oxidação. Realizar uma preparação prévia adequada é fundamental para a resistência da peça e para evitar perda de tempo e de materiais, causando gastos desnecessários.

O principal objetivo do jateamento é a limpeza, visto que este procedimento tem a função de remover todas as impurezas na superfície do substrato evitando formação de óxidos para não prejudicar a aderência. Além disso, o jateamento também é usado para realizar o shot peening, um tratamento inovador para o tratamento a frio de superfícies metálicas. Este é um tipo de "martelamento" conquistado através de um jato de partículas esféricas, geralmente de vidro que beneficia as características metalúrgicas superficiais no sentido de aumentar as resistências ao esgotamento mecânica e térmica, ao superaquecimento, à corrosão entre outras. Outras funções do jateamento são: acabamento, desrebarbamento, gravação ou decoração.

O jateamento não é um procedimento único, ele possui diversos níveis de acordo com o grau de oxidação da peça que será tratada. O grau "A", é o estado da superfície do aço logo após a laminação com carepa mas sem oxidação (ferrugem), neste aplica-se jateamento abrasivo ligeiro. No Grau "B, a superfície começa a apresentar vestígios de oxidação, nesta deve ser aplicado o jateamento ""Comercial"", feito com maior cuidado com objetivo de remover carepas, ferrugem e incrustações. Quando a superfície começa a se deteriorar pela oxidação, porém não atingiu camadas profundas, esta apresenta o grau c de oxidação e para o seu tratamento é indicado um jateamento demorado removendo mais de 95% das contaminações visíveis. Ao chegar no Grau "D", a superfície já apresenta cavidades e o jateamento é aplicado para limpar a peça totalmente.

Para realização de um jateamento eficiente é importante que as empresas fiquem atentas em qual o material mais adequado para o procedimento, de acordo com as necessidades das peças. Mas que também utilize equipamentos de boa qualidade que facilitem e melhorem o processo, como as mangueiras para jateamento da Acflex , feitas de borracha Sintética resistente à abrasão, intempéries e ozônio.


Website: https://www.acflex.com.br/