São Paulo--(
DINO - 27 ago, 2015) - O ano de 2015 está sendo muito complicado para algumas áreas e uma delas é a construção civil. No entanto, o setor de construções é muito extenso e composto por diversos mercado, como por exemplo, o de vidros.
Os vidros são itens essenciais para qualquer tipo de projeto, não somente para construtoras, mas também para decoradores, empresas de esquadrias e vidraçarias. Mas será que um mercado tão importante como o de vidros também sofre com a crise?
A crise afeta o mercado de vidros?
De certo modo, a crise atinge todos os segmentos, inclusive a construção civil, afinal a inflação está alta e provocando a redução de vendas. Mas existem alguns mercados que são menos atingidos do que outros, o de vidros é um deles.
Para alguns fabricantes de vidros o ano de 2015 está sendo muito difícil, enquanto para outros esse não é um ano nem melhor nem pior. O segmento de construção está fraco, porém as empresas de vidros não trabalham apenas para construtoras.
Um bom exemplo que comprova que os vidros continuam em alta, mesmo em tempos de crise, é o segmento de venda e instalação de vidros para carros. Nos primeiros dois meses de 2015, os comércios varejistas desse segmento tiveram um crescimento de 20%.
Mas se a venda de carros está baixa, como a venda de vidros automotivos está alta? As concessionárias estão sofrendo com a crise, mas os carros usados sofrem com chuva, calor, estradas sem manutenção e pedras. A junção desses fatores contribui para a quebra dos vidros automotivos, sendo necessário a troca dos mesmos.
Outro bom exemplo é o crescimento de imóveis de luxo no país. Mesmo com a crise atingindo o mercado imobiliário, a classe alta está buscando por imóveis de alto luxo no país, onde entra a utilização de diferentes tipos de vidros.
Como evitar que a crise atinja o seu negócio
Os negócios presentes no mercado de vidros precisam estar preparados para as oportunidades que surgirem. Ao invés de buscar por um alto volume de vendas, eles precisam investir no atendimento, na fidelização e na variedade de opções para os clientes.
Um dos negócios que mais possuem importância para o sucesso de fornecedores de vidros são as vidraçarias, afinal é através delas que os vidros chegam até o consumidor final. Uma boa dica para as vidraçarias é investir na qualificação de suas equipes, já que esse mercado fica cada vez mais exigente. Além disso, é fundamental que as vidraçarias procurem por fornecedores de vidros confiáveis.
Uma boa indicação é a empresa Vitron Glass (
http://www.vitronglass.com.br/) pertencente ao Grupo TBR. Reconhecida por oferecer uma grande variedade de vidros, a empresa trabalha com uma equipe capacitada e equipamentos modernos, para que dessa forma possam oferecer uma grande variedade de vidros com qualidade.
Após analisar tudo isso, podemos concluir que a crise não irá causar graves danos ao mercado de vidros desde que os fornecedores de vidros e as vidraçarias foquem na qualidade e não somente na quantidade. É importante atender todas as necessidades dos clientes desse mercado e oferecer produtos agregados.
Esse é o ano ideal para que o mercado de vidros realize a educação dos clientes sobre novos produtos e serviços, portanto prepare a sua equipe.
Saiba mais sobre vidros no blog da Vitron:
http://info.vitronglass.com.br/blogWebsite:
http://www.vitronglass.com.br/