São Paulo - SP--(
DINO - 24 out, 2018) - Com a queda de 3% na indústria brasileira, houve crescimento na produtividade em 9 das 15 cidades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos meses de julho e agosto de 2018.
Conforme a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, Mato Grosso teve a maior alta (3%), seguido por Bahia (2,7%) e Pernambuco (2,6%).
As indústrias também apresentaram crescimento no Ceará (1,5%), Rio Grande do Sul (0,8%), Paraná (0,7%), Minas Gerais (0,5%) e Goiás (0,2%). De acordo com a análise feita pelo IBGE sobre o comportamento da indústria em nove estados da Região Nordeste, de modo geral, a produção teve aumento de 1,5%.
No entanto, seis estados tiveram redução na produção: Amazonas (-5,3%), Pará (-1,1%), São Paulo (-0,9%), Espírito Santo (-0,9%), Santa Catarina (-0,7%) e Rio de Janeiro (-0,3%).
Outras comparações
Em relação ao ano passado, a indústria teve aumento em 11 das 15 cidades pesquisadas; Rio de Janeiro ficou em destaque, com 12,3%, seguido de Pernambuco (11,7%) e Pará (11%). Segundo os dados apresentados sobre os quatro locais que tiveram queda, Amazonas sofreu um recuo de 6,7%.
O IBGE também aponta alta no acúmulo do ano em 11 dos 15 locais pesquisados. Os aumentos mais relevantes foram no Amazonas (10,9%) e no Pará (9,2%), Dos quatro que apresentaram queda, os índices mais significativos foram de Goiás (-3,9%) e Espírito Santo (-3,4%).
No acumulado, no período de 12 meses, a produtividade aumentou em 13 cidades, Amazonas e Pará apresentaram os melhores resultados, registrando uma alta de 10,1%. Já os dois em queda foram Espírito Santo (-3,1%) e Minas gerais (-0,8%).
Entenda por que o crescimento industrial é importante para a economia brasileira
Todos os setores são importantes para a economia brasileira, portanto, vale lembrar que tudo o que temos e consumimos, como roupas, calçados alimentos, eletrodomésticos, eletrônicos, maquinários e equipamentos usados pelas empresas são frutos do trabalho das indústrias. Por esse motivo, o segmento industrial tem maior destaque.
A industrialização tem uma grande influência na economia do Brasil e de outros países desde tempos passados. O setor industrial é o que mais cresce no país nos últimos tempos e as indústrias estão entre as empresas que mais oferecem vagas de emprego aos trabalhadores.
Graças à recuperação das atividades, logo após a greve dos caminhoneiros, o setor não se intimidou e seguiu com suas atividades diárias. Esse é um dos motivos que faz com que o segmento industrial aumente a cada dia, o que tem sido bastante favorável para a economia do país.
É importante ter ciência do quanto uma indústria trabalha para alcançar suas metas. Por essa razão, é primordial que os gestores invistam em equipamentos mais resistentes e de boa qualidade para ajudar no bom desempenho das tarefas do dia a dia, aumentando a produção, diminuindo possíveis falhas e reduzindo a mão de obra humana.
A Top Componentes é uma empresa especializada nos mais diversificados componentes para processos industriais, como o
acoplamento falk. Ela sempre busca o que há de mais eficiente e moderno no mercado para melhor atender a todos os seus clientes.
Website:
http://www.topcomponentes.com.br/