Releases 05/03/2018 - 13:07

O mercado de nicho (varejo especializado, personalizado e de assinaturas)


Curitiba,PR--(DINO - 05 mar, 2018) - O varejo vem sofrendo profundas mudanças, principalmente devido ao surgimento do e-commerce. Com a grande concorrência tanto nas lojas físicas como no ambiente virtual, buscar inovações e apresentar novidades ao cliente se tornou quase que uma missão a ser cumprida para que seu negócio continue indo bem.

Varejo especializado
Uma das maiores tendências do varejo, na atualidade, é justamente o mercado de nicho. Estamos falando de um varejo totalmente especializado, muitas vezes, com número reduzido de produtos e, em alguns casos, apenas um produto. Essa alternativa visa atender um público específico e oferecer opções interessantes para o perfil daquele grupo, haja vista o objetivo de satisfazer pessoas com gostos e preferências parecidas.

Numa definição mais rigorosa, o mercado de nicho é responsável por atender uma porção da parte de um grande mercado. Essa porção, o público-alvo, é justamente um número menor de consumidores, porém, com demandas parecidas e muitas semelhanças. Dessa forma, se torna mais fácil para a empresa trabalhar com sua linha de produção, distribuição e comercialização, dado que os consumidores atingidos irão optar por adquirir coisas semelhantes.

Através de um mercado de nicho serão comercializados produtos especializados, por assinatura e até mesmo personalizados para o determinado grupo atingido. Dentre os exemplos mais comuns na atualidade estão os clubes de vinho, de livros, cerveja, lojas virtuais com roupas, calçados e acessórios da moda plus size, lojas especializadas em produtos importados de difícil acesso por aqui, lojas de cosméticos com assinatura mensal bem acessível, entre outros.

Público e concorrentes
Além de ser um negócio rentável, vale destacar que outra vantagem do mercado de nicho está relacionada à concorrência. Muitas das vezes esse tipo de varejo surge porque não há uma grande marca, corporação ou empresa respondendo àquele mercado específico. Além disso, atender um mercado de nicho mais restrito pode ser problemático para essa marca, corporação ou empresa, pois seus serviços foram criados pensando no público em geral.

Outro ponto interessante é o fato de os consumidores atingidos pelo mercado de nicho em questão estarem dispostos a gastar um pouco mais, criar uma assinatura, participar de plano de fidelidade e até mesmo pagar um valor premium para que suas necessidades sejam atendidas. Esses são fatos recorrentes daquilo que foi explicado no parágrafo acima: os consumidores estão órfãos de opções que possam atender suas demandas especiais e, uma vez que encontrarem o mercado de nicho ideal para si, estarão dispostos a gastar.

Mas antes de ter o seu nicho, é importante estar atento aos diversos fatores que envolvem esse mercado. O primeiro deles será o seu público-alvo. É preciso saber se o seu negócio é exclusivo ou se há opções escassas no mercado com custos altos para o seu possível cliente. Além disso, o mais importante é saber se o seu público-alvo estará disposto a gastar dinheiro com o seu mercado de nicho.

A adesão será imediata ou será preciso muito marketing e divulgação para atrair clientes? Essa também é uma dúvida cruel e você deve estar preparado para ela. No caso de inovações radicais, por exemplo, será preciso um tempo útil para que pessoas se interessem por aquilo que você oferta. O mais comum é a oferta de produtos e serviços que, apesar de serem interessantes e quase que óbvios, não estão disponíveis no mercado convencional por causa de alguns fatores.

Leia mais sobre o mercado de nicho no site do Clube SEBRAE: https://clubesebrae.com.br/blog/principais-tendencias-varejo-2018?utm_source=dino&utm_medium=cpc&utm_campaign=varejo

Website: https://clubesebrae.com.br/blog/principais-tendencias-varejo-2018?utm_source=dino&utm_medium=cpc&utm_campaign=varejo