Releases 29/06/2015 - 06:25

Experiência anterior é principal influência para as decisões de compras na América Latina


NUREMBERG, Germany, 29 de junho de 2015 /PRNewswire/ -- De acordo com os resultados da edição 2015 do Shopping Monitor Electro,  da GfK, os fatores que mais fortemente influenciam as decisões de compras dos consumidores latino-americanos de eletroeletrônicos são as suas experiências anteriores com produtos e marcas, e também com as lojas.   A GfK realizou cerca de mil entrevistas online com consumidores adultos que recentemente compraram ou planejam comprar eletroeletrônicos em cada um dos mercados considerados os principais da Região:  Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru . 


De uma lista de 18 fatores de influência, os entrevistados selecionaram as suas experiências prévias  com produtos, marcas e lojas como os fatores que mais relevantemente influenciam suas decisões de compra, inclusive durante as etapas de busca de informações.  A possibilidade de efetuar o pagamento por meio do telefone celular foi considerado um dos menos importantes em todos os países.





Os cinco fatores mais importantes na compra de produtos eletrônicos





Argentina



Brasil



Chile



Colômbia



Peru




Experiência anterior com a marca/ produto



1



2



1



1



1




Experiência anterior com a loja



2



1



2



2



2




Sites de loja



3




3






Sites de opinião do consumidor




3







Informações na prateleira






3



3










Os resultados do Shopping Monitor Electro 2015 também mostram que enquanto os argentinos e chilenos pesquisam os websites dos varejistas, os brasileiros costumam buscar informações nos websites que trazem opiniões de outros consumidores.  Os peruanos e colombianos preferem se informar diretamente nas prateleiras.  Embora não apareçam entre os três fatores de maior influência, os websites de comparação de marcas e preços também são considerados relevantes como influenciadores das decisões de compra.


"A finalidade do Shopper Monitor Electro é revelar aos gestores de marcas e aos varejistas exatamente o que os consumidores de cada país estão comprando e por quê. O estudo traz insights sobre as percepções de marca e as preferências dos compradores em todas as categorias de produtos eletrônicos assinala  a  Diretora da GfK, Gisela Pougy.


Sobre o estudo


O Shopping Monitor Electro 2015 consiste em entrevistas online realizadas em 16 países: Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Malásia, Peru, Filipinas, Singapura, Tailândia, Ucrânia, Vietnã. Uma média de 1.000 consumidores foram entrevistados em cada país, composto por adultos que recentemente compraram ou planejam comprar, os produtos em questão. O campo foi realizado em Abril e Maio de 2015.


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FONTE GfK