Releases 09/04/2020 - 12:03

Em meio à incerteza provocada pelo Covid-19, empresa lança otimizador dinâmico de rotas e reafirma planos para 2020


São Paulo, SP.--(DINO - 09 abr, 2020) -
Por meio de algoritmos otimizados e aprendizado de máquina, plataforma de gestão de frotas promete economia no custo do transporte de 15% a 20%.  “Continuamos trabalhando na melhoria contínua dos nossos produtos”, afirma o presidente do conselho da empresa, Antonio Wrobleski


A crise provocada pelo coronavírus mudou os planos e as perspectivas de toda a economia. No entanto, a paralisação das atividades é também um momento oportuno para reordenar a casa, aparar arestas e preparar grandes novidades.


A Pathfind, empresa de tecnologia que oferece soluções em logística, é um bom exemplo disso. Este mês, a empresa está lançando seu otimizador dinâmico, produto inédito no setor de logística.


“Ele é muito utilizado para o que chamamos de “última milha”, e está inserido no amplo mercado de e-commerce que vem crescendo no Brasil”, afirma Antonio Wrobleski, presidente do conselho da Pathfind. “Na prática, estamos falando de um aprendizado de máquina (machine learning) que se retroalimenta com informações ao longo da rota traçada. Com o uso deste otimizador, uma frota de caminhão consegue, por um lado, uma economia no custo do transporte de 15% a 20%; por outro, reduzir significativamente as emissões de carbono na atmosfera”.


Segundo Wrobleski, as empresas de “última milha”, ou seja, mais próximas do consumidor, estão sofrendo como nunca antes com a crise. Os problemas são diversos, e vão de entregas atrasadas a sobrecarga de funcionários. A tecnologia, nesse momento, é fundamental para fazer o básico: entregar mais rápido, ganhar eficiência e reduzir custos.


“A Pathfind tem como objetivo rentabilizar cada quilômetro rodado, aumentando a capacidade de carregamento sem nunca perder de vista a legislação trabalhista e de trânsito”, afirma. “Com nosso algoritmo e tecnologia, temos a ferramenta de otimização de rota mais amigável do mercado”.


Fruto da integração entre o mundo acadêmico e o empresarial, a companhia nasceu há pouco mais de seis anos em um cluster dentro da Universidade de Fortaleza e já apresenta sólidos resultados. Hoje tem mais de 300 clientes, entre eles nomes de peso como DHL, Nestlé, Shell e Votorantim, e viu saltar de 70 para 130 o número de funcionários em 2019.


 


Sem tempo a perder


De acordo com Wrobleski, é indiscutível que o isolamento social horizontal é necessário em face do avanço do Covid-19. Da mesma maneira, é irrefutável que o isolamento traz diversos impactos econômicos e que muitas empresas, sobretudo no Brasil, irão quebrar.


“Percebo dois grupos distintos de empresas: um grupo que sabe que essa crise não tem precedentes e que já mudou o mundo em que vivemos, e um grupo que está ‘Esperando Godot’, ansiosos para que os governos atuem, para que bancos diminuam os juros, etc.”.


Ele se refere à peça pós-guerra de Samuel Beckett, na qual dois homens esperam por Godot de maneira completamente estática, sem saber o que ou quem é Godot nem se um dia ele realmente chegaria.


“Aqui na Pathfind, continuamos trabalhando na melhoria contínua dos nossos produtos e aprimorando nossos algoritmos para gerar mais dados e inteligência para os operadores”, diz. “Temos ainda três lançamentos agendados para 2020, além dos investimentos que seguimos fazendo em tecnologia para nossa própria operação, em marketing, atendimento e em vendas. Não há melhor momento para isso do que quando a concorrência está esperando Godot e a crise passar”.



Website: http://www.pathfind.com.br