São Paulo, SP.--(
DINO - 09 abr, 2020) -
Por meio de algoritmos otimizados e aprendizado de máquina, plataforma de gestão de frotas promete economia no custo do transporte de 15% a 20%. “Continuamos trabalhando na melhoria contínua dos nossos produtos”, afirma o presidente do conselho da empresa, Antonio Wrobleski
A crise provocada pelo coronavírus mudou os planos e as perspectivas de toda a economia. No entanto, a paralisação das atividades é também um momento oportuno para reordenar a casa, aparar arestas e preparar grandes novidades.
A Pathfind, empresa de tecnologia que oferece soluções em logística, é um bom exemplo disso. Este mês, a empresa está lançando seu otimizador dinâmico, produto inédito no setor de logística.
“Ele é muito utilizado para o que chamamos de “última milha”, e está inserido no amplo mercado de e-commerce que vem crescendo no Brasil”, afirma Antonio Wrobleski, presidente do conselho da Pathfind. “Na prática, estamos falando de um aprendizado de máquina (
machine learning) que se retroalimenta com informações ao longo da rota traçada. Com o uso deste otimizador, uma frota de caminhão consegue, por um lado, uma economia no custo do transporte de 15% a 20%; por outro, reduzir significativamente as emissões de carbono na atmosfera”.
Segundo Wrobleski, as empresas de “última milha”, ou seja, mais próximas do consumidor, estão sofrendo como nunca antes com a crise. Os problemas são diversos, e vão de entregas atrasadas a sobrecarga de funcionários. A tecnologia, nesse momento, é fundamental para fazer o básico: entregar mais rápido, ganhar eficiência e reduzir custos.
“A Pathfind tem como objetivo rentabilizar cada quilômetro rodado, aumentando a capacidade de carregamento sem nunca perder de vista a legislação trabalhista e de trânsito”, afirma. “Com nosso algoritmo e tecnologia, temos a ferramenta de otimização de rota mais amigável do mercado”.
Fruto da integração entre o mundo acadêmico e o empresarial, a companhia nasceu há pouco mais de seis anos em um cluster dentro da Universidade de Fortaleza e já apresenta sólidos resultados. Hoje tem mais de 300 clientes, entre eles nomes de peso como DHL, Nestlé, Shell e Votorantim, e viu saltar de 70 para 130 o número de funcionários em 2019.
Sem tempo a perder
De acordo com Wrobleski, é indiscutível que o isolamento social horizontal é necessário em face do avanço do Covid-19. Da mesma maneira, é irrefutável que o isolamento traz diversos impactos econômicos e que muitas empresas, sobretudo no Brasil, irão quebrar.
“Percebo dois grupos distintos de empresas: um grupo que sabe que essa crise não tem precedentes e que já mudou o mundo em que vivemos, e um grupo que está ‘Esperando Godot’, ansiosos para que os governos atuem, para que bancos diminuam os juros, etc.”.
Ele se refere à peça pós-guerra de Samuel Beckett, na qual dois homens esperam por Godot de maneira completamente estática, sem saber o que ou quem é Godot nem se um dia ele realmente chegaria.
“Aqui na Pathfind, continuamos trabalhando na melhoria contínua dos nossos produtos e aprimorando nossos algoritmos para gerar mais dados e inteligência para os operadores”, diz. “Temos ainda três lançamentos agendados para 2020, além dos investimentos que seguimos fazendo em tecnologia para nossa própria operação, em marketing, atendimento e em vendas. Não há melhor momento para isso do que quando a concorrência está esperando Godot e a crise passar”.
Website:
http://www.pathfind.com.br