Orlando, Florida--(
DINO - 06 ago, 2015) - Na corrida com três concorrentes ao Senado, Todd Wilcox é o primeiro a dizer que ele é diferente.
O ex-agente da CIA e soldado das Forças Especiais, e agora um empresário de Orlando, encara seus oponentes (Carlos Lopez-Cantera, David Jolly, e Ron DeSantis) como "três políticos de carreira" que fazem campanhas "pagas com o dinheiro do povo".
Wilcox acha que isso de certa forma é desonesto".
"Lopez Cantera deveria deixar o seu cargo", disse claramente Wilcox durante uma entrevista por telefone, destacando que antes a lei estabelecia que uma pessoa não podia ocupar um cargo oficial e se candidatar ao mesmo tempo.
Isto seria "fazer a coisa certa", disse Wilcox, mas não é "o que eles irão fazer", mencionando o Vice-Governador e dois Deputados Estaduais dos Estados Unidos.
Continuando, Wilcox disse que DeSantis tem "36 anos de idade. O que ele já fez na vida?" Jolly, por outro lado, é um lobista que entrou para o governo. Lopez-Cantera, passou brevemente pela "Assembleia Estadual da Flórida e foi Avaliador de Imóveis de Miami-Dade".
"Que experiência de vida eles têm?"
Eles são, enfatiza ele, "políticos de carreira". A candidatura de Wilcox "é uma extensão do serviço dele neste país".
Wilcox foi a Jacksonville para falar com seus apoiadores, inclusive na JAX Chamber, onde ele defendeu sua candidatura por entender como os negócios funcionam, principalmente na área do porto e transporte. Perguntei a ele se estava encontrando resistência devido aos laços que o Deputado DeSantis tinha.
"Todas as pessoas me dizem enfaticamente que não", DeSantis não é o candidato favorito, "principalmente com o seu longo histórico de votação" e de "obstrução" na forma como o Tea Party faz.
Wilcox não está agindo como se todas as regiões do estado fossem votar nos candidatos locais. Um dos seus objetivos no nordeste da Flórida e outras áreas é "penetrar no mercado" e isto será uma das métricas com a qual ele avaliará o seu sucesso.
Wilcox, que está subindo gradativamente nas pesquisas, acredita que o campo está totalmente aberto. Várias Câmaras de Comércio, disse ele, não irão apoiá-lo no início. Ninguém ocupa o cargo atualmente e, por isso, "ninguém tem um nome conhecido em todo o estado".
Por isso, o Republicano de Orlando tem a oportunidade de dizer "aqui estou eu, e é isso que quero fazer" para muitos eleitores, organizações e doadores indecisos.
"Todos estão fartos dos políticos de carreira", disse Wilcox.
E o ex-Boina Verde não é um político de carreira.
Ele é um homem que vê uma oportunidade de mudar o status quo da política.
Ele também tem algo muito importante para contribuir sobre o qual ele falará no simpósio de Segurança Naciona na próxima reunião do RPOF, onde ele irá "derrubar o acordo com o Irã", que ele acha "ser um grande erro [que] nos remete ao acordo com a Coreia do Norte".
Wilcox disse que o Presidente Barack Obama "não tem a menor competência", citando especificamente a política de revisão de 60 dias como exemplo do erro das negociações.
"Não vejo nenhuma estratégia nisso", disse Wilcox. "O Presidente está simplesmente tentando ganhar tempo, esperando que não aconteça nada de ruim".
Em termos da sua arte de governar, ele disse que os nossos adversários estão jogando xadrez e o gabinete de Obama está jogando damas.
"Ele está no mesmo nível de Jimmy Carter", disse Wilcox, "um dos piores presidentes em política externa" da história recente dos Estados Unidos.
ISIS, por outro lado, "é o resultado da saída precipitada do Iraque".
Com relação aos seus oponentes, pelo menos dois deles estão indicando ser águias da política, Wilcox duvida do nível do pensamento deles.
"Que experiência eles têm para falar com este tipo de autoridade?" Embora DeSantis tenha "um pouco de experiência", Wilcox duvida "que eles tenham credibilidade".
Também discutimos sobre a grande batalha presidencial republicana.
Até o momento, "não vejo muita diferença" entre os candidatos, "republicanos com pensamento afim" que se destacam mais pela diferença "da abordagem da campanha" do que pela diferença real em política.
Inevitavelmente a conversa chegou a Donald Trump, quem Wilcox descreveu como "impetuoso e ousado? um entretenedor de mão cheia" que "não é Politicamente Correto" e que fala diretamente com a base do partido que Wilcox espera alcançar.
Dos eleitores aos RECs e Câmaras, Wilcox disse: "todos estão fartos dos políticos de carreira" e ele elogia Trump por falar nestas coisas.
Uma vantagem de não ser um político de carreira, disse Wilcox, "é que a pesquisa da oposição não me leva muito a sério".
A desvantagem, é claro, é que os políticos que ocupam cargos atuais podem unir a campanha com suas viagens políticas. E eles têm todo o aparato da campanha.
Mas a história recente de Jacksonville mostra que um candidato novato pode se candidatar e vencer. Quanto ao Prefeito de Jacksonville Lenny Curry, Wilcox "aplaude o seu sucesso recente" e está "bastante interessado na opinião dele".
Uma coisa ele tem em comum com Curry: uma operação inicial simplificada com apenas quatro ou cinco pessoas. Quando os números da angariação de fundos forem divulgados no segundo semestre, "anunciaremos os nomes da nossa equipe classe A" e "isso atrairá muita atenção da mídia".
Finalmente, com o atual Senador Marco Rubio alcançando cerca de 5% nas pesquisa presidenciais nacionais, a pergunta tinha que ser feita: Wilcox está preocupado com a mudança de curso de Rubio ao se candidatar à reeleição?
Wilcox não está preocupado.
"Ele provavelmente quer fazer dinheiro se não for nomeado", disse ele.
"Ninguém faz muito dinheiro no Senado".
ToddWilcox2016.com