Releases 20/07/2018 - 13:43

Tecnologia na gestão de rede: inovação impulsiona crescimento das franquias


São Paulo, SP--(DINO - 20 jul, 2018) - Fazer uma rede crescer de uma forma segura e bem estruturada é uma das principais preocupações dos empreendedores, e a ferramenta ideal para auxiliar nesse processo é a tecnologia.

Embora muitas empresas ainda não saibam, agregar ferramentas tecnológicas na gestão de suas franquias é fundamental para que a marca se mantenha competitiva e consiga impulsionar os seus negócios.

Prova disso é que a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, desenvolvida pela Associação Brasileira do Franchising (ABF) e pela Confederação Nacional de Serviços (CNS), apontou que, entre 2014 e 2016, 45% das franquias introduziu inovações em equipamentos e softwares e 56% apostou em novas técnicas de gestão.

Na mesma pesquisa, a tecnologia aparece como uma das principais formas de inovação, sendo alvo de mais de 88% das franquias pesquisadas. E essas inovações geraram resultados significativos. No relatório da ABF, 43% das franquias afirmaram que inovar aumentou a rentabilidade da empresa, 50% tiveram suas participações no mercado ampliadas e 29% reduziu os custos do trabalho.

Marketing e tecnologia andam juntos

Erick Vils, diretor de tecnologia do Solutto, empresa fornecedora de sistemas de gestão, concorda e afirma que a utilização de ferramentas tecnológicas e plataformas digitais auxiliam na captação, filtragem, seleção, coleta e organização de dados, além da automação de marketing.

"No processo de expansão de uma marca, o uso de plataformas e sistemas online potencializam a performance de uma franquia por meio do aumento da taxa de conversão, além de auxiliarem o franqueador a reduzir os erros durante o planejamento e, principalmente, quando o processo de expansão entra em vigor", explica Vils.

Em outras palavras, quando a rede conta com as ferramentas certas, fica muito mais fácil criar campanhas para localizar possíveis clientes (usando, por exemplo, redes sociais, links patrocinados e landing pages), colher seus dados e organizá-los de forma que se possa usar estratégias específicas para cada tipo de consumidor.

Através dessas informações de perfil e comportamento, a rede também poderá aperfeiçoar estratégias e produzir campanhas de marketing e divulgação que tenham mais sucesso.

Tecnologia impacta na produtividade

Todas as empresas se preocupam em elevar a produtividade, mas poucas sabem que a tecnologia também é fundamental neste sentido.

Agregando o uso de plataformas que organizam as informações, relatórios e outros documentos relacionados à gestão da empresa, a equipe poderá localizar e consultar dados específicos mais rapidamente, o que economiza significativamente o tempo.

Além disso, por meio das ferramentas tecnológicas de automação, diversos processos tornam-se mais velozes e eficientes.

Por exemplo, com atividades como fazer a cobrança de franqueados inadimplentes, enviar conteúdos para prospects e cadastrar novos interessados acontecendo de forma automática, os profissionais passam a se preocupar com tarefas que realmente precisam de sua atenção, e isso os torna ainda mais produtivos.

Se preocupar com a segurança da informação é fundamental

De acordo com um estudo da Gemalto 2,6 bilhões de dados foram expostos mundialmente em 2017, um número 88% maior do que o ano anterior. A estimativa é que só nos últimos cinco anos, tenha havido o vazamento de mais 10 bilhões de dados.

Como hoje as redes guardam milhares de dados pessoais de seus franqueados e prospects, isso faz com que a preocupação com a segurança da informação seja constante e fundamental para qualquer marca.

Pensando que essas ameaças tecnologias se desenvolvem e se tornam ainda mais perigosas diariamente, é essencial investir em técnicas que protejam banco de dados, sistemas e dispositivos, não só para impedir que dados da rede e das pessoas relacionadas a ela sejam acessadas e roubadas, mas para evitar prejuízos gravíssimos.

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