Releases 30/05/2017 - 12:46

8 boas práticas que você deve adotar para o gerenciamento de obras


Belo Horizonte, MG--(DINO - 30 mai, 2017) - Em tempos de crise, buscar eficiência na execução de projetos é um diferencial competitivo para o profissional responsável pelo gerenciamento de obras. Como gestor ou empreiteiro, é preciso saber um conjunto de atividades, que vão desde o planejamento até um controle de qualidade. Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais que têm formação e práticas diversas.

Quem assume essa função deve dominar custos, contratos, prazos, ser organizado e ter um bom gestor de pessoas. Não é uma tarefa fácil, mas com um bom planejamento, o resultado aparece.

Deseja evitar problemas durante o gerenciamento de obras? Preparamos 9 boas práticas que podem ser adotadas durante o seu projeto, confira!

1- Faça um planejamento completo

Este é o primeiro passo: planejar bem para executar bem! O sucesso na gestão de obras passa por um planejamento que garanta o sincronismo das equipes que atuam na execução.

A elaboração do planejamento deve conter a descrição detalhada de todas as etapas e tarefas da obra atreladas a seus custos. O cronograma físico-financeiro deve ser distribuído para os responsáveis por todos os setores, para ser consultado sempre que necessário. Utilizar um software de gerenciamento de obras desde o início do processo, garantirá a você controlar todas as informações e registros do projeto, gerar relatórios e manter a comunicação com o cliente, fornecedores e equipe.

2- Pense na parte burocrática que uma obra exige

Cuidado redobrado com documentos, notas e recibos. É preciso guardá-los e manter controle por escrito do que foi orçado e realizado, do que foi pago e recebido.

Uma boa ideia para manter o controle desses papéis e fluxos é fazer uma lista prévia já com os principais itens de atenção. Licenciamentos, registros e qualquer outro documento exigido por lei devem ser levados em consideração.

3- Avalie o local antes de começar o projeto

Imagine que o projeto preveja uma escada pré-moldada que necessite de um guindaste para sua instalação. Se o canteiro, por alguma restrição qualquer, não permitir a instalação desse equipamento, como resolver o problema sem provocar atrasos, aumento dos custos ou alteração do projeto?

Portanto, é imprescindível que, antes de começar o trabalho, você faça uma avaliação do local, uma inspeção detalhada observando todos os aspectos. Exemplos do que deve ser observado: se uma adição futura poderia danificar a integridade do prédio, como o serviço de drenagem afetará o solo e se existem tecnologias sustentáveis que podem economizar dinheiro no projeto.

Com essa avaliação, você pode minimizar problemas futuros, poupar tempo e dinheiro, além de confirmar todo o cuidado que você está tendo com a construção, o que poderá lhe trazer mais respeito e confiança por parte dos clientes. Prevenir é melhor que remediar!

4- Distribua as tarefas corretamente

Nenhum gestor quer ver sua equipe sobrecarregada e nem com falta de trabalho e improdutiva. Para isso, você deve ter um cronograma sem erros .

Faça uma lista de tarefas e as distribua de forma que o profissional consiga cumpri-la com eficiência e qualidade, dentro dos prazos estipulados. A escolha de bons profissionais também é parte fundamental para o sucesso do seu trabalho. Conte sempre com os melhores.

Além disso, procure manter um bom relacionamento com todos. A harmonia no trabalho é fundamental!

5- Inspecione o acabamento das obras

Um bom gerenciamento de obras passa por todos os processos, do começo ao fim. Não deixe para a última hora o que poderia ter sido visto antes e isso inclui o acabamento das obras.

A limpeza e acabamento devem ser bem inspecionados antes da visita dos órgãos fiscalizadores. Acompanhe com os profissionais envolvidos nesta tarefa os pré-requisitos listados anteriormente. Seja parte da equipe e esteja sempre presente.

6- Procure por bons fornecedores

Se você identificou que um fornecedor está descumprindo os prazos ou com qualidade do material aquém do esperado, troque. É muito importante que, durante todo o processo da obra, todas as partes envolvidas estejam integradas. Isso inclui os prestadores de serviço.

Uma sugestão é ter sempre em mente e em uma lista o nome e telefone de fornecedores que trabalham primando pela qualidade do trabalho. Isso faz diferença no resultado final.

7- Comunicação integrada

Para evitar que erros e retrabalhos ocorram, cada gestor deve buscar dentro de sua equipe a melhor forma de comunicação. Receber e dar feedback para tomar as melhores decisões pode mudar a eficiência, tanto da mão de obra quanto da qualidade do projeto.

Não importa se o seu projeto é grande ou pequeno, tenha um plano de comunicação eficiente. Faça reuniões de kick-off antes do início do empreendimento, de acompanhamento e de lições aprendidas. Esses três itens são fundamentais para otimizar o seu trabalho com o gerenciamento de obras.

8- Colhendo bons resultados

Com todas essas dicas acima, fica mais fácil garantir que os resultados cheguem. Você garante: um bom planejamento, comunicação integrada entre todos os envolvidos, bons fornecedores, acompanhamento eficiente do trabalho e fluidez nos prazos. Além disso, estreita os laços com o cliente e credibilidade do trabalho da empresa.

O que achou do artigo? Tem alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe o seu comentário.

Website: http://www.noventa.com.br/