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DINO - 19 jul, 2018) - Cerca de 76% dos consumidores brasileiros se mostraram satisfeitos com o serviço de distribuição de energia elétrica no País, no último ano. É o que aponta a pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial realizada pelo Instituto Innovare e pela Abradee, associação que representa as distribuidoras de energia elétrica no Brasil. As regiões Sul e Sudeste foram as obtiveram os melhores resultados no Índice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISQP), com 82,8% e 78,3%, respectivamente.
O levantamento foi realizado no período de fevereiro a abril, com o apoio de 41 empresas de distribuição de energia elétrica associadas à Abradee, que, em conjunto, atendem mais de 99% dos consumidores do País. Para a pesquisa foram entrevistados 23.600 consumidores, em 856 municípios distribuídos em todos os estados brasileiros, e também no Distrito Federal. A pesquisa já é realizada há duas décadas, e ao longo dos 20 anos, foram realizadas cerca de 700.000 entrevistas com consumidores brasileiros.
Os dados apontam uma evolução gradual e sustentada em relação aos primeiros 10 anos do levantamento, quando a média foi de 73%. O índice médio na última década subiu para mais de 77%. Além disso, a distribuição de energia elétrica lidera o ranking da mais recente Pesquisa CNI/ Ibope de Satisfação com os Serviços Públicos Brasileiros, superando em qualidade todos os outros serviços públicos oferecidos à população brasileira. Segundo o presidente da Abradee, Nelson Leite, os dados positivos refletem a busca permanente das empresas pelo aprimoramento e boas práticas. Só em 2017, os investimentos no setor chegaram a R$16 bilhões.
ISQP- O percentual do Índice de Satisfação da Qualidade Percebida em 2018 foi de 76%, apontando uma leve queda de 0,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior (considerando margem de erro de 1,3% para mais ou para menos e nível de confiança de 95,5%). Desde o ano de 2005, o levantamento aponta uma média sustentada de 77% de aprovação, com clientes satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços prestados pelas distribuidoras, inclusive destacando-se a migração massiva nos últimos 3 anos de clientes para os padrões satisfeitos e muito satisfeitos. Os índices de qualidade vêm apresentando melhorias. Com destaque para a redução da ordem de 64% na Frequência de Interrupções (FEC) e de 47% no período de sua Duração (DEC), e de 7% no FEC e de 11% no DEC de 2017 em relação a 2016.
"É satisfatório podermos anunciar esses resultados, pois os dados mostram que temos conseguido manter uma média sustentada, com crescimento gradual, considerando tantas situações atribuladas que o setor tem vivenciado nos últimos anos, como o cenário hidrológico desfavorável e descasamento de caixa vivido nos últimos anos, dentre outras adversidades encontradas ao logo deste percurso", observa Nelson Leite, presidente da Abradee. No primeiro ano (1999) em que a pesquisa foi aplicada, o ISQP nacional era de 66,2% saltando para os atuais 76%.
Segundo dados da última Pesquisa CNI-IBOPE - Retratos da Sociedade Brasileira, em um ranking de satisfação com 13 tipos de serviços públicos prestados, a distribuição de energia elétrica está em primeiro lugar.
Dados por Região- Além da média nacional do ISQP, o estudo apresenta também os dados por região. Observa-se que os melhores resultados da pesquisa ficaram com as regiões Sul e Sudeste, com 82,8% da população da Região Sul satisfeita com a qualidade e prestação dos serviços de Distribuição. Em segundo lugar está a população da região Sudeste com o índice em 78,3% (com uma elevação de quase 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior), seguido do Nordeste, com 72,4%. As regiões Norte e Centro-Oeste, contabilizadas juntas, atingiram 67,9%. Em um panorama comparativo, as médias nacional e das regiões brasileiras apresentaram uma sustentação de 77% nos últimos 10 anos, com destaque para a Região Sul, em que a média deste mesmo período manteve-se em 86% da satisfação.
Itens avaliados- Para obter uma ampla visão sobre a opinião dos consumidores em relação à prestação do serviço de distribuição, são pesquisadas diferentes áreas, como Atendimento ao Cliente; Qualidade do Fornecimento de Energia; Informação e Comunicação; Imagem Institucional; e Conta de Luz, totalizando 29 itens pesquisados por meio de questionário. O item melhor avaliado pelos clientes foi o referente à conta de luz. Neste quesito, levou-se em conta prazo de entrega, vencimento, local para pagamento, entendimento das informações e dados sem erros.
Website:
http://www.abradee.org.br