São Paulo--(
DINO - 24 fev, 2016) - Em um ambiente dinâmico como o digital, as estratégias de marketing devem acompanhar as mudanças para seguirem sempre atualizadas em relação aos novos rumos da indústria. Com isso em mente, José Borghi, da
Mullen Lowe, aponta os caminhos do marketing digital para 2016.
A tendência para este ano é que, ao mesmo tempo em que as relações digitais tornem-se mais humanas e individualizadas, as marcas poderão utilizar um número maior de ferramentas para atrair clientes e parceiros, de forma a aumentar as vendas.
O primeiro ponto chave está na concepção do conteúdo. As empresas que possuem um blog são capazes de gerar mais de 67% de oportunidades de vendas mensais, lembra
José Borghi ao citar estudo da Hubspot. Dar um aspecto visual agradável a esse canal de comunicação é indispensável, uma vez que os recursos gráficos prendem o leitor e valorizam o espaço nos mecanismos de buscas.
Nesse ponto também é necessário um trabalho cuidadoso para adaptar o conteúdo e a apresentação visual para todos os equipamentos disponíveis. Pensar apenas na
comunicação através de computadores já não é mais possível, uma vez que uma proporção relevante do público utiliza celulares e tablets para as atividades digitais. A expectativa é que os dispositivos móveis deixem de ser chamados de "segunda tela" para assumirem o posto de tela principal dentro das atividades cotidianas.
Pensar a apresentação do conteúdo para além do texto também é um ponto importante na atual fase do marketing digital. Segundo o Hubspot, o tamanho do carrinho nas plataformas de vendas de e-commerce aumentam 174% quando o website apresenta vídeos sobre os produtos.
José Borghi, da antiga
Borghi Lowe, comenta também que as estratégias de marketing possuem um aliado em crescimento, que é a tecnologia. A criatividade dos humanos pode ser potencializada pela ciência, que abre espaço para publicações e comercializações em maior volume.
Ao mesmo tempo em que isso ocorre, é necessário ter em mente que a empresa não pode perder a identificação com o cliente. Utilizar as redes sociais e espaços digitais para facilitar a comunicação e permitir que o público possa acessar um espaço personalizado ajuda na construção da fidelidade e confiança.
Com isso em mente, a especialização dos profissionais para atender as demandas será indispensável. Atualmente já existem cursos online e mesmo módulos em instituições de ensino superior que visam suprir essa necessidade profissional.
Em relação aos mecanismos de busca, mesmo o Google, até pouco tempo inquestionável, pode ter que dividir espaço com outras ferramentas, cada vez mais interativas. Aliado a isso, a publicidade na internet poderá passar por um aumento de preço, movimento que já foi possível identificar nos últimos anos.
José Borghi conclui que em 2016 também será necessário integrar as plataformas já utilizadas com as redes sociais, ficar atento às
mudanças na publicidade, realizar análises cada vez mais detalhadas em busca de resultados, aproximar as ações das empresas com as atividades do dia-a-dia do público, focar nas personalidades em ascensão na web e investir na interação em tempo real com o cliente.
Website:
http://us.mullenlowe.com/