Releases 03/08/2018 - 18:20

Congresso contribui para aprimorar capacidade técnica e logística de advogados


São Paulo--(DINO - 03 ago, 2018) - Voltado para atender as mais diferentes necessidades de escritórios e sociedades da área, o Sinsa (Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro) irá promover o 8º Congresso Brasileiro de Sociedades de Advogados, com temas que vão ao encontro dos interesses dos operadores do Direito frente o novo cenário político econômico do País.

Dentro de um segmento competitivo e signatário dos reflexos do cenário político econômico, o Congresso, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto, no Hotel Tivoli, em São Paulo, reunirá temas e personalidades da comunidade jurídica e do Judiciário para fomentar debates sobre a profissão.

Segundo o presidente do Sinsa, Luis Otávio Camargo Pinto, a advocacia tem se modernizado e seus operadores precisam se atualizar, descobrir quais mecanismos e ferramentas podem contribuir para a ampliação e melhoria de suas atuações. "Na idealização do programa do Congresso ficamos atentos em buscar temas que têm sido pontos nevrálgicos na atuação do advogado. Para isso, escolhemos assuntos por especialidades do Direito para atender as diferentes sociedades de advogados", comenta.

"Procuramos temas que têm contribuído para a insegurança jurídica, assim como temas que têm afetado a saúde econômica do País. Por exemplo, a reforma trabalhista e as possíveis e necessárias reformas tributária e política, foram alguns dos assuntos que selecionamos para trazer ao debate com a comunidade jurídica", explica a vice-presidente do Sinsa, Gisela da Silva Freire.

Entre os assuntos abordados estarão, na esfera criminal, o princípio da presunção de inocência, a execução imediata da pena para a efetividade criminal e suas aplicações em consonância com a Constituição Federal.

O debate na seara cível será pulverizado em diferentes painéis ao longo dos três dias de Congresso. As conversas versarão, da dinâmica dos recursos repetitivos previstos no novo CPC (Código de Processo Civil) aos principais obstáculos à uniformidade de jurisprudência.

As áreas que têm ganhado cada vez mais espaço diante da nova conjuntura política econômica - compliance, recuperação judicial, refinanciamento de contratos e dívida,
arbitragem e mediação - também serão abarcados pelos palestrantes convidados.

O mercado de trabalho advocatício também será alvo de conversas durante o seminário. Temáticas que visam contribuir para situações do dia a dia dos advogados, como a atuação para parcerias de sucesso, carreira, remuneração e critérios para fixação de honorários serão assuntos complementados por debates. Os desafios na promoção da diversidade racial, atuação e permanência das mulheres no meio jurídico merecerão atenção especial.

O Congresso tem início com a palestra de Flávia Cristina Piovesan, representante do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), e termina com a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que explanará sobre o papel do Judiciário e as conquistas e fracassos do País.


Website: http://congressosinsa.com.br/