São Paulo--(
DINO - 09 mar, 2016) - Os distúrbios do sono são cada vez mais reconhecidos como um importante sintoma entre os pacientes que sofrem com dores crônicas. Mais do que isso, noites mal dormidas sabidamente geram um estado hipersensível, aumentando a percepção de dor pelo paciente.
Um estudo recente publicado na Revista Internacional de Reumatologia avaliou a frequência e a gravidade da insônia em pacientes com dores lombares crônicas. De todos os pacientes estudados, 78% apresentavam algum distúrbio do sono dos quais 34% eram leves, 42% de intensidade moderada e 2% relatavam insônia grave.
"Quanto maiores os níveis de dores lombares dos pacientes piores era a intensidade da insônia e o contrário também foi relatado como verdadeira, gerando um ciclo vicioso entre dor e distúrbio do sono.", ressalta o Dr. André Mansano, médico intervencionista especializado no combate a dor.
Dr. André Marques Mansano, MD, Ph.D, FIPP
Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina. ?Recebeu do Instituto Mundial de Dor (World Institute of Pain) um título internacional denominado: "Fellow of Interventional Pain Practice", na cidade de Budapeste, capital da Hungria.?É médico Intervencionista da Dor na SINGULAR - Centro de Controle de Dor e no Hospital Israelita Albert Einstein / SP. ?Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira (AMB). Membro do Comitê de Educação do "World Institute of Pain" e Membro da Sociedade Brasileira dos Médicos Intervencionistas em Dor.
Website:
http://www.drandremansano.com.br/