São Paulo--(
DINO - 28 nov, 2016) - Quanto custa montar e manter um escritório bem estruturado para o atendimento dos clientes? Possuir esse espaço é primordial para qualquer empresa que projeta iniciar seus trabalhos ou crescer. Contudo os valores a serem gastos com esse espaço não são calculados corretamente. O administrador normalmente só insere nessa conta os valores referentes ao aluguel e condomínio, não percebendo que engloba diversos outros valores.
"Um exercício que recomendo ao empreendedor é colocar em uma planilha orçamentária os valores a serem pagos em função de um escritório, desde o aluguel até o cafezinho, fazendo uma análise mais aprofundada das opções existentes. Sendo preciso muita atenção, para não esquecer de alguns custos primordiais que podem fazer o valor aumentar consideravelmente", explica Fernando Bottura, presidente da Gowork, empresa especializada em escritórios compartilhados.
Para mostrar mais claramente os valores, veja ferramenta que possibilita ver o custo total de um escritório:
http://www.gowork.com.br/conjunto-comercial/ .Bastando preencher dados básicos como número de funcionários, metros quadrados e valor médio do aluguel.
O que conta na ferramenta?
O diferencial dessa calculadora é que ela vai além do senso comum. "Quando se pensa em locação geralmente se coloca no papel apenas o aluguel e o condomínio, deixando de lado gastos como IPTU, seguro fiança, seguro obrigatório do escritório, materiais de consumo (material de limpeza, café), luz, manutenção, telefonia, internet e pessoal de suporte (TI, limpeza e atendimento). Mas, na calculadora, todos os campos estão lá", conta Bottura
Outros pontos que devem ser levados em conta na elaboração dessa conta são valores inerentes ao imóvel locado, como possíveis investimentos em reformas do local e valores de equipamentos que podem ser reaproveitados caso venha a sair deste imóvel, como os mobiliários.
Busca de opções
Para que ocorram reduções consideráveis, uma boa opção que tem aparecido no mercado são os espaços de coworking, ou seja, espaços compartilhados nos quais os empreendedores só necessitam locar e iniciar a trabalhar. Colocando esses valores em uma planilha e comparando com o custo desses espaços (na Gowork cada estação é locada por R$900,00) com os tradicionais escritórios locados, possivelmente terá uma grande surpresa.
Contudo, caso se tenha a necessidade de um espaço reservado apenas para seu negócio, isso também pode ser viabilizado e os custos ainda se mostrarão melhores. Sem considerar que não são contabilizados nessas contas o tempo que o administrador terá que dispensar para a administração do escritório.
Lógico que apenas números não devem ser fatores de decisão, assim, o empresário deverá levar em conta fatores como localização e acessibilidade. Para tanto o recomendável é que, antes de qualquer definição sejam realizadas visitas e análises minuciosas das vantagens, assim, a certeza da melhor decisão trará a segurança para o negócio crescer.
Website:
http://www.gowork.com.br/conjunto-comercial/