Campanha criada pela Johnnie Walker busca aproximar estabelecimentos e oferecer opções aos clientes enquanto esperam suas mesas para o jantar.
Fila de espera em restaurante lotado tem o poder de tirar o apetite (e o humor) de qualquer um. Quem já passou por essa situação sabe o quanto é aborrecido pegar uma senha e aguardar a "liberação" de uma mesa. Mas não precisa ser sempre assim.
A Johnnie Walker criou o movimento "Espera no Bar" - conceito que pretende fomentar uma nova cultura e relação entre restaurantes, bares e, claro, clientes.
Em vez do tédio e desconforto de aguardar de mãos vazias e com sede, o movimento propõe uma espera que já faça parte da experiência de almoçar ou jantar em um lugar badalado da cidade. Enquanto a mesa não fica pronta, a Johnnie Walker sugere que o cliente relaxe e aproveite melhor o seu tempo degustando, por exemplo, um drinque de uísque - como um refrescante highball.
Para isso, a marca mapeou a vizinhança de bares parceiros com restaurantes que costumam lotar e produzir longas filas de espera. Com essas casas identificadas, a Johnnie Walker está utilizando canais de mídia e redes sociais para incentivar os clientes desses restaurantes a aguardar suas mesas em bares.
O movimento foi lançado durante o último Dia dos Pais (este ano celebrado no dia 10 de agosto). Na ocasião, os restaurantes Bráz Trattoria (Rua dos Pinheiros) e Bráz Quintal (Vila Mariana) encaminharam seus clientes em espera para o bar Pirajá mais próximo.
A ideia foi um sucesso entre bares, restaurantes e clientes. "Essa foi uma ação inédita e inovadora, e justamente por isso nos empolgamos em colocá-la em prática. Poder oferecer aos nossos clientes um novo modelo de espera, transformando esse momento em uma experiência agradável e diferenciada, foi muito especial. A parceria com Johnnie Walker agregou ainda mais valor à iniciativa", diz Ricardo Garrido, sócio-fundador do Pirajá.
Para Paloma Di Santo, diretora de Marketing Scotch Portfólio da Diageo, o resultado da ação foi surpreendente pela alta adesão das pessoas que foram almoçar e jantar na Bráz Trattoria e Bráz Quintal. "Os clientes puderam aguardar sua mesa nos bares Pirajá mais próximos. Foi um ganha-ganha: as pessoas aguardaram pacientemente e confortavelmente nos bares, os restaurantes não ficaram com grandes filas nas calçadas e os bares tiveram movimento em uma data que costuma ter um fluxo menor de clientes."
Ainda de acordo com Paloma, o ideal é que o movimento crie um ambiente em que restaurantes e bares vizinhos se organizem de forma orgânica e independente para melhorar e otimizar as esperas. "Queremos que esse comportamento vá além do Dia dos Pais, que as pessoas adotem essa ideia em qualquer ocasião", disse a executiva. "O movimento 'Espera no Bar' foi criado para mudar o comportamento das pessoas enquanto aguardam sua mesa nos restaurantes. Esse é um projeto que queremos expandir para todos os bares parceiros de Johnnie Walker", completou.
A concepção da "Espera no bar" nasceu quando uma das agências de publicidade de Johnnie Walker, a LePub São Paulo, identificou que em datas especiais - como o Dia dos Pais - os restaurantes costumam ter filas de espera intermináveis. "As pessoas saem de casa para celebrar um dia especial, mas acabam passando por um teste de paciência, gerando estresse e desconforto. E quando finalmente vão para suas mesas, estão mal-humoradas, com fome e frustradas por terem perdido tanto tempo esperando sua vez", completou Paloma.
"Como Johnnie Walker possui muitos bares parceiros próximos a diversos restaurantes badalados, pensamos: ao invés de ficar na fila, por que não esperar sua mesa no bar? Foi então que surgiu o movimento 'Espera no Bar', para que, independentemente do restaurante, se tiver um bar próximo, as pessoas se dirijam até lá para aguardarem sua mesa confortavelmente, conversando e aproveitando um drink antes de suas refeições", finalizou.