Curitiba - Paraná--(
DINO - 29 jan, 2018) - Desenvolvemos um texto para ajudar você a fazer da internet um importante instrumento de negócios. Confira sete maneiras positivas de atuar na web e ter uma presença digital de sucesso!
1. Crie um plano de marketing digital
Imagine que a internet é um mundo vasto, repleto de grandes continentes e países. Para que você não fique gravitando sem rumo, é necessário ter um mapa como guia ? e vamos chamar esse mapa de plano de marketing digital.
Esse planejamento deve te ajudar a responder algumas importantes questões: quais são os meus objetivos na internet? Onde vou focar a minha presença digital? Quais são as metas que espero alcançar? Em quanto tempo?
Essas indagações são fundamentais na fase de planejamento. A web realmente é um campo fértil para quem busca oportunidades de crescimento, sejam empresas ou pessoas físicas. Entretanto, o mecanismo em si não faz nenhum milagre. É necessário um algo mais ? o que nos leva ao tópico abaixo.
2. Contrate uma agência especializada
A gestão de uma marca, seja no mundo online ou off-line, é objeto de grande importância. Por isso, é imprescindível um acompanhamento profissional para que a presença digital seja traduzida em bons negócios; e não repercuta de forma negativa.
A expertise de uma agência de marketing digital ajuda na hora de tomar 'decisões-chave' e também na execução satisfatória das ações planejadas. Ela conta com profissionais treinados, com autoridade para julgar situações com base em estatísticas e estudos.
Contudo, tome cuidado com pessoas mal-intencionadas, que prometem resultados mirabolantes. O marketing digital ? por ser algo relativamente novo ? atrai muito desses falsos gurus cibernéticos.
3. Tenha um website otimizado e de fácil navegação
Podemos dizer que o site é a sede da empresa na internet; sua base de comando, sua casa. E como toda casa, deve estar organizado, limpo e preparado para receber visitas.
Um website otimizado funciona corretamente em todas as plataformas disponíveis, por exemplo: notebooks, tablets e smartphones. Ele consegue manter uma ótima experiência de navegação independentemente do device usado para acessá-lo.
4. Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais recebem mais e mais investimentos de marketing a cada ano. Entre as mais famosas, podemos citar o Facebook, Instagram e Twitter. Dentro delas, milhões de pessoas se relacionam com suas marcas preferidas todos os dias.
Para inserir sua empresa nesse meio, é preciso estar preparado. Estude e entenda a linguagem das redes sociais; veja o que seus concorrentes andam fazendo e em quais redes sociais eles atuam. Mas não pare por aí: estar presente de forma relevante nas redes sociais é entregar conteúdo no formato e com as informações que seu público deseja.
5. Crie conteúdo de qualidade
Conteúdo é tudo. É por meio dele que seu negócio vai interagir e despertar reações no seu público. A produção do conteúdo deve ser feita de acordo com o estágio do funil de venda no qual a persona se encontra.
Entre as práticas recomendadas para criação de conteúdo, podemos citar o desenvolvimento de um blog. Esse canal de comunicação, além de permitir a entrega de informação com uso de texto, vídeos e imagens, também contribui muito para o chamado "Search Engine Optimization" (SEO) ? que significa "Otimização para Mecanismos de Busca".
6. Faça uso da mídia paga
Estratégias de SEO têm como objetivo atrair tráfego de forma orgânica para o seu site. Porém, a luta pelas primeiras posições nos resultados de busca do Google é acirrada e leva tempo para ser vencida.
Agora, imagine que você queira atingir milhares ou até milhões de pessoas de forma rápida, eficaz e segmentada. Isso é possível por meio da compra de mídia na internet, e as opções são muitas. Veja algumas!
Google AdWords
Essa é a ferramenta do Google onde anunciantes podem planejar, criar, executar e ajustar suas campanhas. Existem diversos tipos de anúncios dentro do AdWords.
O anúncio na Rede de Pesquisa é aquele que aparece nos resultados quando se está buscando por algo na página principal do Google. Essa é uma das mais poderosas formas de fazer propaganda ? quando feita por profissionais treinados.
Nada como mostrar uma resolução, seja em forma de produto ou serviço, para uma pessoa no momento em que ela procura por isso.
Outra opção é colocar seu anúncio na Rede de Display do Google; uma coleção de mais de dois milhões de websites, aplicativos, blogs e outras plataformas online onde você pode divulgar sua marca com imagens, vídeo e animações.
Temos também de mencionar o YouTube, site que permite que você divulgue sua propaganda em forma de vídeo e possui um fantástico sistema chamado True View. Nele, os usuários podem pular anúncios indesejados, e a empresa anunciante só paga quando sua propaganda é assistida.
Mídias sociais
É difícil imaginar uma estratégia de marketing em mídias sociais sem um investimento monetário. Isso porque o alcance orgânico é muito baixo na maioria delas.
No Facebook, por exemplo, estima-se que o alcance orgânico fique em menos de 5%. Ou seja, sem um impulsionamento de postagens e criação de campanhas pagas, poucas pessoas serão impactadas pela sua marca.
Isso acontece devido à alta concorrência por espaço no feed dos usuários: com mais pessoas e empresas produzindo e compartilhando conteúdo diariamente, ficou mais difícil ter um lugar ao sol ? a não ser que você pague por isso.
E-mail marketing
Trata-se de um canal declarado morto ? ou quase morto ? muitas vezes nos últimos anos. O e-mail como ferramenta de marketing vem se provando resiliente e cada vez mais importante. Com o uso de automação de marketing, ele é um ótimo instrumento de nutrição de lead e de relacionamento com o cliente.
7. Monitore, mensure e ajuste
Ter uma presença online significa trabalho constante e muita criatividade para se reinventar. O mundo digital muda muito rapidamente, e é por isso que você e sua agência precisam ficar de olho no que está acontecendo ao seu redor.
Por: André Rodrigues, Marketing na GhFly, agência referência em marketing digital.
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