Atibaia - SP--(
DINO - 24 out, 2017) - A pinça magnética é utilizada em diversos segmentos de mercado para aumentar e melhorar a segurança, ergonomia e conforto dos colaboradores em seus postos de trabalho. Indispensáveis para o manuseio de peças ferro-metálicas em estamparias, prensas e máquinas de corte e repuxo, estes itens devem ser utilizados para oferecer maior segurança as mãos e braços do operador em situações de risco. As indústrias metalúrgicas, principalmente no ramo de estamparia, caldeiraria e funilaria, empregam a pinça magnética para otimizar o processo de manuseio de sua matéria-prima.
Com as pinças magnéticas é possível retirar as peças das máquinas, sem o contato do operador com o item, isso torna a operação da máquina mais segura, mas é indispensável que este equipamento esteja adequado às normas de segurança. Por esta função, as pinças magnéticas são consideradas equipamentos de proteção individual (EPI) e recomendadas pela Fundacentro (Fundação de Segurança e Medicina do Trabalho), Segurança do Trabalho, pelas CIPAs (Comitês Internos de Prevenção de Acidentes) e diversas outras instituições para auxiliar na prevenção e redução do risco de acidentes.
A utilização das pinças magnéticas é indicada para substituir as mãos do operador em processos de corte, dobra e repuxo de chapas e de prensas em estamparias, evitando possíveis acidentes. Mas também são utilizadas em oficinas, ferramentarias e usinagem. Em oficinas mecânicas, por exemplo, a pinça magnética é utilizada para impedir que os trabalhadores se projetem para alcançar áreas de difícil acesso, os arredores de equipamentos aquecidos e até mesmo aqueles cobertos com líquidos químicos. Os modelos menores deste item são indicados para peças leves, simétricas e de pequena dimensão. Já as pinças magnéticas maiores são recomendadas para manipulação de peças maiores, com peso relevante e não obrigatoriamente simétricas, dando maior estabilidade durante o processo.
A utilização da
pinça magnética é simples, basta colocá-la em cima da peça que precisa mover, de preferência no centro para que haja um equilíbrio do peso. Com a pinça bem posicionada, o ímã atrairá a peça desejada, após a locomoção, basta apertar o acionamento na parte superior da pinça que o campo magnético será extinguido e o item se desprenderá. Como sua manipulação é extremamente fácil, não requer treinamento ou mesmo exige uma curva de aprendizado. Sua empresa irá desfrutar imediatamente dos benefícios das pinças magnéticas. Quanto ao uso e segurança destes itens, as pinças magnéticas não possuem restrições, porém como qualquer outro equipamento magnético, é recomendado que se tenha cuidado ao manuseá-lo para evitar "beliscões" na pele.
De acordo com a
Garra Fixação , empresa fabricante de pinças magnéticas, estes itens são fabricados em diversos materiais e com imãs permanentes com alto campo magnético, o que permite a confecção de diversos modelos e capacidade de atração, atendendo de forma plena as necessidades de diversas empresas.
Website:
http://www.garrafixacao.com.br/index.php