São Paulo, SP--(
DINO - 15 dez, 2015) - Economia retraída não se traduz somente na estagnação dos negócios, muito pelo contrário, é para muitos empresários uma oportunidade de reinvenção e de expansão. Este é o caso da Tonederm, que produz equipamentos de ponta para as áreas da Estética, Medicina, Fisioterapia, Podologia, entre outras. Mesmo atuando num segmento que apresenta poucos reflexos da crise econômica, o contexto nacional faz com que os consumidores e empresários fiquem receosos em relação ao futuro.
Segundo Cristiano Paganin, CEO da Tonederm, para alcançar maior visibilidade não só no mercado interno, mas também no externo, em 2014 a empresa se reestruturou para diminuir o custo fixo realinhando estratégias, com o aumento do investimento comercial. E precisou diminuir o quadro de pessoal em 30%. Ampliou os canais de vendas, pontos de distribuição, para que o ano de 2015 tivesse maior lucratividade, fator importante para a conquista dos resultados, inclusive os da exportação que passaram de 4% a 10% do faturamento da empresa.
Com isso, a empresa aumentou a linha de produtos, dando cada vez mais ênfase à fidelização dos clientes, através de um bom atendimento presencial em outros países e em plataformas virtuais.
Para a indústria nacional, a alta do dólar pode contribuir para o aumento das exportações, que este ano registraram 151%, em relação ao mesmo período do ano passado, aumentando a competitividade dos produtos no mercado internacional, além de ajudar o Brasil a equilibrar a Balança Comercial.
Segundo Cristiano Paganin, "investimos na exportação para aumentar o faturamento, diversificando na abertura de novos mercados, como Costa Rica, Panamá, México, Guatemala, Chile e El Salvador e consolidamos o crescimento em países como Peru, Equador, Colômbia". Para 2016, o empresário quer registrar um crescimento de 55%.
De acordo com o levantamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as micro, pequenas e médias empresas estão colocando os seus produtos no mercado internacional. Especialistas indicam que é um bom nicho, o da Estética, para as pequenas e médias empresas continuarem crescendo no ano que vem.
Como os produtos importados estão mais caros, os itens nacionais ganham força, o que contribui ainda mais para a Tonederm garantir boas vendas. O empresário ressalta que não fica restrito às cotações do câmbio, mesmo sendo o principal fator para abertura de novos mercados e diz que não sentiu grande retração com clientes no Brasil.
Para tanto, a Tonederm investe em inovação para se manter no mercado interno, como é o caso do Ultrassom Lipo Soon, lançado este ano, com tecnologia eficaz para tratar a gordura localizada e a celulite. Para quem trabalha com este equipamento, o retorno é rápido e excelente, sendo muito oportuno no atual cenário econômico do país.
"Nós nos preparamos, nos organizamos a partir de 2014 para a crise não nos afetar, além disso, estamos encontrando boas oportunidades para inovar também no mercado interno, pois a fragilidade de alguns setores nos favorece, ampliando nossa atuação principalmente na área da saúde". A empresa dedica 10% do faturamento às pesquisas, capacitação junto às universidades e desenvolvimento de projetos com a engenharia.
Estrategicamente a Tonederm aposta também nas vendas virtuais, para acompanhar o comportamento do consumidor, tanto que o e-commerce foi desenvolvido para oferecer um serviço focado no atendimento e na rápida entrega dos produtos, com preços atrativos, apostando em facilitar a vida dos clientes.
"Não podemos perder o foco, novos modelos de negócios estão nos planos da empresa. O Brasil passa por grandes desafios, por isso buscamos a inovação que está no nosso DNA e acreditamos que em todos os momentos é possível manter o ritmo e fazer a diferença", conclui o CEO da Tonederm.
Tonederm
Endereço: Rua Angelo Michelin, 510
Bairro Universitário - Caxias do Sul -RS
Tel.: |+55| |54| 3209 5600
Email:
tonederm@tonederm.com.brfacebook.com/tonederm
www.tonederm.com.br