Releases 01/10/2018 - 13:12

Mês das crianças é comemorado com alerta sobre o câncer infantil


São Paulo--(DINO - 01 out, 2018) - Pequenos pacientes oncológicos irão participar de uma tarde de lazer e entretenimento para comemorar o Mês das Crianças. No próximo dia 3 de outubro (quarta-feira), às 14h30, o Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia, maior centro privado de atendimento ao câncer no país, promove uma tarde interativa para as crianças com oficina de cookies, oficina de pintura e de artes e participação especial de muitos personagens de desenhos animados. Médicos, enfermeiros e familiares também vão comparecer.

Segundo o hematologista Adelson Alves, presidente do Hemomed, objetivo da iniciativa é chamar a atenção para o câncer infantil, alertando pais e pediatras para os vários tipos de incidência da doença em crianças e a importância do diagnóstico precoce. "Nosso foco é um atendimento altamente personalizado focado na humanização e em uma equipe multiprofissional capacitada e integrada para oferecer o melhor para nosso pequeno paciente", destaca o médico.

Resultado do tratamento depende de atenção da família e da equipe médica

O evento irá propiciar um dia de muita alegria às crianças, pois o pequeno paciente oncológico precisa de atenção integral no seu contexto familiar e da equipe médica e multidisciplinar. "Minha principal orientação a todos os médicos da equipe é que se coloquem no lugar do doente e de sua família. Como gostariam de ser abordados pelo médico? Colocar-se no lugar do outro é a melhor forma de sabermos exatamente como interagir com a família das crianças", destaca a coordenadora da onco-peditaria do Hemomed, a onco-pediatra Franciane Gonçalves Benica.

Normalmente, as consultas em onco-pediatria duram maior tempo que a dos adultos, pois participam de 3 a 4 acompanhantes. São mãe, pai, padrinhos, avós, irmãos e parentes próximos. "Trata-se de uma relação de amizade e confiança com o paciente e sua família. Não temos como não ficar próximos".

Diagnóstico precoce garante maior sobrevida

No Brasil, o Inca estima que em 2018 ocorram mais 12.500 novos casos de câncer infantil. Alerta a coordenadora de onco-pediatria do Hemomed, que o diagnóstico precoce pode significar muito na sobrevida do paciente. "A mãe deve observar sempre a criança, pois sintomas que se parecem com doenças da infância podem estar associados a algum tipo de câncer infantil como palidez, cansaço sem motivo, caroços, hematomas, sangramento. Ao sinal de alguma anormalidade, o ideal é que os pais levem a criança ao pediatra para avaliação", recomenda a oncologista.

O pediatra pode detectar o câncer por meio de exames simples como hemograma, tomografia, ressonância magnética, anamnese e exame físico na criança.

O que é o câncer infantil?

O câncer infantil corresponde a um grupo de doenças que têm em comum a proliferação e divisão celular descontrolada, que pode ocorrer em qualquer parte do organismo. Não se sabe exatamente as causas dessas alterações. Os tumores mais frequentes são as leucemias, que afetam os glóbulos brancos; os linfomas, que afetam o sistema linfático; e os do sistema nervoso central.

Também pode ocorrer a retinoblastoma, que afeta a retina e pode ser detectada pelo teste do olhinho. Nesse teste, o oftalmologista avalia se a retina da criança reflete a luz vermelha. Caso reflita a luz branca, mostra alteração da retina, que pode estar associada ao tumor de retina.

Segundo a onco-pediatra do Hemomed, o tratamento do câncer infantil é realizado com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. " Importante para definir o tratamento correto é avaliar qual é o tumor, seu subtipo, e saber até onde ele chegou. O tratamento ideal é aquele com a menor toxicidade, maior chance de cura e menos dor possível", ensina.

Após 5 anos sem quimioterapia, o paciente é acompanhado para verificar se a doença não voltou. "Mas o ideal é o acompanhamento por cerca de 20 anos para avaliar se não houve sequela cardíaca ou endócrina por conta da quimioterapia", recomenda a médica.

Serviço

Hemomed comemora o mês das crianças

Participação dos pequenos pacientes oncológicos e suas famílias

Dia 3 de outubro (quarta-feira), às 14h30

Av. Arnolfo de Azevedo, 108- Pacaembu

Website: https://www.hemomed.com.br/