São Paulo, SP--(
DINO - 06 abr, 2017) - A
Carteira Empiricus , conjunto de ativos recomendados para investimentos pela Empiricus Research, registrou alta de 8,6% no primeiro trimestre de 2017, representando 275% do CDI do período. A grande responsável pelo desempenho positivo foi a estratégia de tail hedging (proteção de portfólio).
A Carteira subiu fortemente apropriando-se do reapreçamento para cima nos ativos de risco brasileiro. As ações têm um peso muito grande no portfólio, por isso, operações de proteção são extremamente importantes e se mostraram acertadas. As puts (opções de venda e representação canônica da estratégia de tail hedging) recomendadas previamente subiram vigorosamente, mesmo com o portfólio agregado tendo uma enorme exposição a ativos de risco.
O caso mais destacado foi o das puts de BRF, que se multiplicaram após a divulgação de resultados operacionais ruins e em virtude da Operação Carne Fraca. A venda das puts de BRF geraram lucros bastante volumosos para os investidores.
"Por ora, seguimos otimistas com a tese do bull market estrutural para os mercados brasileiros. Essa reunião de juros caminhando para patamares alinhados à mínima histórica ? mas desta vez de forma estrutural e responsável ?, retomada de uma política econômica ortodoxa e ruptura política em direção a um governo pró mercado oferece um tripé difícil de ser abalado", afirma
Felipe Miranda , estrategista-chefe da Empiricus Research e responsável pelos relatórios
Palavra do Estrategista e
Carteira Empiricus .
Miranda acredita que, quando o ciclo estiver consolidado, com juro básico na casa de 8%, crescimento econômico ao ritmo anual de 2,5%/3% e recomposição das margens corporativas para níveis históricos, estaremos num outro nível de preços para os ativos.
De maneira mais particular, o mês de março trouxe preocupações novas para os mercados, que sofreram com determinadas pressões vendedoras. "Todo bull market passa por correções pontuais em sua caminhada. A cada vez que o mercado supera um obstáculo, passa num pequeno teste, cria-se confiança na trajetória estrutural", explica o estrategista.
Algumas preocupações que surgiram em março, seguem no radar: nos Estados Unidos, maior resistência às propostas de Donald Trump no Congresso norte-americano do que se imaginava e, no Brasil, preocupação com um rombo maior no Orçamento.
Mesmo diante de um cenário incerto, Miranda está otimista, "o otimismo está reiterado. Obviamente, com responsabilidade. Temos a alta exposição a ativos de risco preservada, contrabalanceada por uma posição importante em seguros. Esse é o tail hedging. O método mais uma vez se provou preciso. E não há motivos para desconfiar dele para os próximos meses".
SOBRE A EMPIRICUS RESEARCH
A
Consultoria Financeira Empiricus Research foi fundada em 2009 pelos sócios
Rodolfo Amstalden ,
Caio Mesquita e
Felipe Miranda , com o propósito de democratizar a informação financeira, para que pessoas comuns também fossem capazes de multiplicar seus ganhos e conquistar a independência financeira. Atualmente, a empresa conta com 160 mil assinantes pagos e 1,5 milhão de leitores.
A Empiricus é uma casa de análises independente, que não recebe nenhum patrocínio privado ou público. Seu faturamento vem exclusivamente da venda de assinaturas dos relatórios. Seus analistas são reconhecidos pela qualidade de seus relatórios e pelo discurso franco e didático. São 20 opções de assinaturas disponíveis para o cliente, com recomendações desde a renda fixa até a bolsa.
Website:
http://www.empiricus.com.br/relatorios/investimentos/?lead=true