Releases 01/06/2017 - 15:34

As cinco questões mais importantes para o consumidor de e-commerce no Brasil


(DINO - 01 jun, 2017) - A Total Express, empresa de logística do Grupo Abril, realizou uma pesquisa inédita para entender o comportamento e as preferências dos consumidores em relação às entregas e-commerces no Brasil. No levantamento, realizado em parceria com a Wayra Consultoria, a companhia ouviu mais de 800 pessoas em todas as regiões do país e os resultados do estudo mostraram cinco questões essenciais para os consumidores na hora da compra via e-commerce."A iniciativa desse levantamento surgiu porque acreditamos que ele será mais uma importante ferramenta, não só em nossa busca pela excelência na entrega dos serviços oferecidos, mas para o mercado de maneira geral. Entendendo quais as principais necessidades do público, podemos aprimorar portfólio e tecnologias nessa direção e desenhar a estratégia da empresa para os próximos anos", explica Bruno Tortorello, diretor geral da empresa. Confira abaixo os principais desafios do setor:1) Aviso de entregaO cliente final (66,5%) considera essencial ser avisado sobre as etapas de entrega de seu pacote, principalmente, quando ele já saiu do centro de distribuição e houve alguma tentativa de entrega em sua casa. Para a grande maioria dos entrevistados, saber onde se encontra o produto é primordial para confiar no processo de recebimento.2) Tempo de entregaApesar de parte da população (49%) estar satisfeita com as opções disponíveis hoje no mercado, que oferecem um intervalo de 2 a 7 dias para entrega, 51% do público ouvido gostaria de receber serviços mais sofisticados. Essa parcela preferia entregas no mesmo dia ou em até 2 dias úteis. 3) O cliente pagaria mais por novos serviços de freteQuando questionados se estariam dispostos a pagar mais pelas comodidades, 61% dos respondentes afirmaram que o fariam se pudessem ter recebimento imediato da encomenda e 52% disseram que poderiam pagar um valor a mais para a entrega programada. 4) Conhecimento da empresa transportadora Um dos detalhes mais importantes da pesquisa é que 88% dos entrevistados gostariam de ser informados pelo site de e-commerce sobre qual transportadora é utilizada para fazer a entrega. 5) Comprometimento, prazo e preço: fatores decisivos para a escolhaNesse cenário, a partir das empresas informadas nos sites de compra, 62% do público levaria em consideração o cumprimento do que foi prometido em outras ocasiões, seguido pelo prazo prometido (59%) e preço de frente (42%) para a escolha na hora de fechar o pedido. "A Total Express lançou nos últimos meses novos produtos já focados nessas necessidades, como o e-Total, voltado para PMEs, o Multiorigem, iniciando o processo de coleta em 17 novas origens e o Expresso, com entregas em até 2 dias para as principias capitais do país. Temos ainda novos produtos previstos para esse e o próximo ano, como novas interfaces de integração com consumidores e embarcadores ("APIs ? Aplication Program interface"), disparos automáticos de status de encomendas via SMS, logística reversa e a expansão do Multiorigem para novas 20 praças. Estamos trabalhando para atender as demandas do mercado de e-commerce, com qualidade e eficiência", comenta Eduardo Peixoto, diretor de Produtos e Qualidade.