Releases 30/05/2016 - 02:12

TIM desenvolve solução inédita de mobile marketing com a Gemalto


-- Ferramenta inovadora permitirá promoção de apps da empresa e futuras
parcerias para sugestão de serviços de outros desenvolvedores.
-- Solução embarcada com isenção de tráfego de dados para downloads de apps
entrega novas ofertas diretamente na tela do celular.

Rio de Janeiro e Amsterdam, 30 de maio de 2016 - Rentabilização da base, mais
conveniência para os clientes e expansão de parcerias com desenvolvedores e
outras empresas do segmento de aplicativos. Esses são os principais objetivos
do acordo que a TIM fechou com a Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) para
desenvolvimento de uma nova ferramenta de mobile marketing, voltada para
instalação de apps. A solução mobile app push - parte do conjunto de produtos
LinqUs Mobile Engagement and Monetization da Gemalto - é um canal inovador, que
irá sugerir aos consumidores, através de mensagens interativas (smart
messages), conteúdos da operadora e de parceiros para download nos smartphones,
simplificando o gerenciamento do ciclo de vida do dispositivo independentemente
de onde ou quando ele foi comprado.

Além de receber sugestões mais assertivas de ofertas e apps, de acordo com o
seu perfil, os clientes TIM contam ainda com outra vantagem: poderão fazer o
download de apps recomendados de maneira segura e sem consumir o pacote de
dados contratado. Bastará selecionar o botão correspondente na mensagem que o
download e instalação se iniciam automaticamente, com menos cliques e melhor
usabilidade, economizando também a franquia de internet ao evitar buscas nas
lojas de aplicativos.

A ferramenta cria uma grande oportunidade para explorar novas fontes de
receitas para o negócio da TIM, mirando a tendência de grandes investimentos em
mídia digital provenientes de desenvolvedores de aplicativos, e-commerce e
outros segmentos que já possuem ou planejam oferecer aplicativos para seus
clientes. A isenção do tráfego, bem como a instalação em poucos cliques,
favorece os anunciantes, que terão uma solução muito eficiente para promoverem
seus apps, já que é simples e atrativa para os consumidores. A TIM está aberta
a parcerias nesse segmento, diretamente com anunciantes ou com agências
credenciadas.

"O mobile marketing tem um potencial muito grande no Brasil, mercado que possui
um rico ecossistema de desenvolvedores de aplicativos e de anunciantes
investindo em digital ainda pouco explorado pelas operadoras. A solução da
Gemalto nos permite oferecer um canal inovador, que utiliza os ativos de
telecomunicações de uma forma inteligente para criar uma experiência fácil e
eficiente para promoção e instalação de aplicativos. Além de criar uma nova
oportunidade de negócios, também permite oferecer mais conveniência para os
consumidores, que poderão conhecer e baixar aplicativos de uma maneira simples,
rápida e inovadora", explica Flavio Lang, diretor de VAS e Handsets da TIM
Brasil.

Como funciona

A ferramenta começou a ser embarcada em aparelhos Android vendidos pela TIM
desde o final de 2015 e, atualmente, já está em cerca de 100 mil celulares na
base da operadora. Esse número deve crescer significativamente em 2016, já que
a solução de mobile app push vai embarcada em todos os novos smartphones
distribuídos pela operadora, bem como em todas as atualizações de sistema
operacional. A resposta dos clientes foi extremamente favorável em dois pilotos
realizados, com taxa de aceitação superior a 20%.

A solução não ocupa a memória e nem espaço na tela dos smartphones. "Importante
lembrar que apenas os clientes que optam por receber mensagens publicitárias no
telefone é que receberão campanhas nesse novo formato", explica Lang.

Através de uma campanha de Smart Message, o usuário recebe uma mensagem pop-up,
onde é estimulado a baixar um novo aplicativo. Clicando no botão
correspondente, o download é iniciado automaticamente, sem necessidade de
redirecionar o usuário para qualquer loja de aplicativos e sem consumir do
pacote de dados, melhorando a experiência e usabilidade de campanhas de
estímulos de apps.

"A solução mobile app push da Gemalto transforma rapidamente qualquer
dispositivo em um canal de mobile marketing para marcas fornecendo comprovante
de downloads e relatórios de fácil entendimento, que rapidamente demonstram às
exigências dos clientes no momento", diz Rodrigo Serna, presidente da Gemalto
para as Américas, "Esses tipos de relatórios estatísticos melhoram a
inteligência dos negócios e o gerenciamento de ciclo de vida do usuário
ajudando as operadoras móveis a fornecerem ofertas relevantes às necessidades
dos clientes em última análise, melhorando o serviço e a satisfação".

A parceria com a Gemalto, que envolve o desenvolvimento e inserção do
aplicativo nos aparelhos da operadora, é inédita no Brasil e exclusiva por seis
meses.

Mercado de mobile marketing é uma oportunidade

As iniciativas de mobile marketing vêm crescendo no país. Segundo dados do
eMarketer, empresa especializada em pesquisas envolvendo o mercado digital, os
investimentos em publicidade móvel estão em expansão e a participação do Brasil
deverá subir de 40% do total para 46% até 2018.

A eMarketer prevê ainda que, em 2016, o investimento com mobile marketing
supere os US$ 100 bilhões no mundo todo e US$ 1 bilhão no Brasil, compondo uma
fatia de 51% do mercado publicitário digital global. Pela primeira vez, os
gastos com mobile marketing vão superar os gastos com mídia online no desktop.

O crescimento da base pós-paga e o aumento do consumo de dados via celular
oferecem oportunidades em um mercado cada vez mais promissor. Na TIM, a
penetração de smartphones atingiu 68% da base no final de 2015, um aumento de
quase 20 pontos percentuais em relação a 2014. Ao mesmo tempo, a conectividade
de dados cresceu 39% no último ano, representando atualmente 38% do total de
receita da operadora.

Sobre a TIM

A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento
pré-pago. A companhia tem como missão conectar a sociedade e cuidar de cada
cliente para que todos possam fazer mais, potencializando a vida dos usuários
por meio dos seus serviços de comunicação. Para isso, além de focar na inovação
e acessibilidade, a TIM prioriza a qualidade da sua rede e atendimento. Uma
prova desse compromisso é o investimento de R$ 14 bilhões destinados para a
operação brasileira no triênio que vai até 2018.

A transparência também é um pilar da operadora. A TIM é a única empresa do
setor de telecomunicações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como
nível máximo de governança corporativa, além de fazer parte também do Índice de
Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2).
Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM
(www.institutotim.org.br), que buscam criar e potencializar recursos
estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.

Para mais informações, acesse www.tim.com.br, www.twitter.com/timbrasil ou
www.facebook.com/timbrasil.

Sobre a Gemalto

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com
receitas anuais em 2015 de ? 3,1 bilhões e clientes em mais de 180 países. Nós
levamos confiança para um mundo cada vez mais conectado.

Nossas tecnologias e serviços permitem empresas e governos autenticar
identidades e proteger dados para que estes estejam seguros e habilitar
serviços em dispositivos pessoais, objetos conectados, na nuvem e tudo o que há
entre eles.

As soluções da Gemalto estão no centro da vida moderna, desde os pagamentos até
a segurança corporativa e a Internet das Coisas. Autenticamos pessoas,
transações e objetos, criptografamos dados e geramos valor para software,
permitindo aos nossos clientes oferecer serviços digitais seguros a bilhões de
pessoas e objetos.

Nossos mais de 14 mil funcionários operam a partir de 118 escritórios, 45
centros de personalização e processamento de dados e 27 centros de pesquisa e
desenvolvimento de software localizados em 49 países.

Para saber mais, visite http://www.gemalto.com.br ou siga @gemaltolatam no
Twitter.

Contatos de Imprensa da Gemalto:

Philippe Benitez Peggy Edoire Vivian Liang
North America Europe & CIS ????? (Greater China)
+1 512 257 3869 +33 4 42 36 45 40 +86 1059373046
philippe.benitez@gemalto.com peggy.edoire@gemalto.com vivian.liang@gemalto.com
--------------------------------------------------------------------------------
Ernesto Haikewitsch Kristel Teyras Shintaro Suzuki
Latin America Middle East & Africa Asia Pacific
+55 11 5105 9220 +33 1 55 01 57 89 +65 6317 8266
ernesto.haikewitsch@gemalto. kristel.teyras@gemalto.c shintaro.suzuki@gemalto.
com om com
--------------------------------------------------------------------------------