São Paulo--(
DINO - 22 nov, 2018) - A experiência de Carlos Eduardo Benitez no mercado financeiro o fez notar uma fatia considerável de público sendo desperdiçada: de cada 100 clientes que tentavam um financiamento no segmento de veículos da BMP Money Plus, instituição financeira da qual é CEO, 80 eram recusados. Os motivos? Via de regra, CNPJ ou CPF negativado, impossibilidade de comprovar renda formal (ocorre com trabalhadores autônomos, principalmente) e, de acordo com os parâmetros do sistema, incapacidade de assumir um financiamento (por considerar que o valor da prestação comprometerá muito a renda).
"Nesse cenário, não consigo pensar que estou ganhando 20, mas sim que estou perdendo 80. É atrás deles que vale a pena ir, até porque, dos créditos aprovados, metade desiste por considerar os juros de financiamento altos", afirma.
Benitez chegou à conclusão de que precisava vasculhar nestes 80 rejeitados quem seriam os potenciais bons clientes, mas não havia uma ferramenta que validasse isso. Então nasceu a ideia do PoupCar, pelo qual o comprador prova que pode ser um bom pagador e constrói sua reputação do zero no próprio produto financeiro.
Reconstruindo a reputação de bom pagador
Sem análise de crédito ou necessidade de comprovação de renda, o futuro cliente acessa o PoupCar através do site ou do aplicativo, escolhe o valor de que precisa para comprar seu veículo (até R$ 100 mil, que podem ser investidos em carro de passeio, utilitário ou máquinas e equipamentos) e a quantidade de parcelas (entre 12 e 60), faz a simulação do empréstimo e, se achar tudo adequado, fecha o negócio.
Quando tiver pago metade das prestações, recebe o valor total para a aquisição do veículo e continua pagando. "É uma ferramenta reputacional; eu acredito que a pessoa vai entender que o pagamento programado é a melhor forma de acesso ao crédito, o cliente está comprometendo somente aquilo que pode pagar", explica Benitez.
A reputação de bom pagador (score) é criada do zero através de ferramentas de inteligência artificial e machine learning, sem levar em consideração o passado financeiro dele. Pagando as prestações em dia, sua reputação de bom pagador será positiva e o valor contratado será liberado sem a necessidade de comprovação de renda ou de consulta ao CPF ou CNPJ; é uma nova forma de entender o crédito, tanto para o cliente como para a instituição financeira.
O CEO esclarece que esta segunda chance permite que clientes desprezados pelo sistema financeiro se reinsiram na movimentação da economia. "Muita gente se endividou nos últimos quatro anos e se reergueu, mas não conseguiu liquidar a dívida passada. Se fazia necessário um produto reputacional, e esta é a missão do PoupCar".
E o público-alvo está sendo cativado: de seu lançamento, em julho deste ano, até agora, o PoupCar já teve aproximadamente 300 operações contratadas, com adesão em todo o território nacional. Benitez revela que o objetivo é que, em seis meses, este número chegue a 2000 operações por mês.
PoupCar x Consórcio x Financiamento
À primeira vista, o PoupCar é muito parecido com um consórcio tradicional, mas existem diferenças entre as modalidades de crédito além da desobrigação de nome limpo e de comprovação de renda.
Para começar, a taxa de juros do PoupCar é baixíssima: 0,59% ao mês, contra taxas que podem chegar a 3,5% ao mês no financiamento tradicional. Em relação ao Consórcio, o que diferencia o PoupCar é o fato de desde o início da contratação o cliente ter a certeza da data em seu crédito será liberado e que as prestações terão valor fixo do começo ao fim. A pessoa sabe, ao contratar o produto, quanto vai pagar daqui a dois ou cinco anos e a data em que poderá adquirir seu veículo ou máquina.", conta.
As entregas programadas, por meio da definição do número total de parcelas e da garantia de que o valor integral para a compra do veículo será liberado quando o contrato chegar ao meio, sem necessidade de lances ou sorteios - eles não existem no PoupCar -, também são um ponto extra do produto, pois permitem o planejamento por parte do contratante.
"Se ele precisar trocar de carro em um ano e meio para renovação de frota, por exemplo, ou tiver um contrato fechado para uma obra daqui a um ano, pode se organizar em planos de 36 ou de 24 meses, sem insegurança ou complicação", observa Benitez.
Reconhecimento mundial
Toda essa inovação em um momento de crise como a que o Brasil atravessa atualmente, fizeram com que o PoupCar fosse apontado pelo Money 20/20 como uma das iniciativas com alto potencial disruptivo lançadas em 2018.
O evento renomado mundialmente, é voltado ao debate sobre as tecnologias que devem revolucionar o segmento financeiro e tem a missão de reunir, discutir e explorar atividades inovadoras para que consumidores tenham melhores experiências no acesso ao crédito. A edição deste ano ocorreu em Las Vegas entre 21 e 24 de outubro.
Website:
http://www.poupcar.com.br/