Releases 14/12/2017 - 11:36

Educação tem papel fundamental para desenvolvimento da cultura científica no país


São Paulo--(DINO - 14 dez, 2017) - Um estudo divulgado pelo Instituto Butantan e pela FSB Pesquisa posiciona "Ciência" como um dos assuntos de menor interesse do público, justamente na cidade São Paulo, local com grandes possibilidades e acessos ao universo científico. Apenas 39% dos participantes declararam ter algum interesse, colocando o tema na penúltima posição do ranking. A falta de cultura científica é um dos motivos que segundo o especialista Wilson Namen, o Wil do Ciência em Show, contribui para essa constatação. "Os adultos tendem a se interessar pela Ciência por sua aplicabilidade no dia a dia", diz. "Nesse sentido, a constatação é preocupante e serve de alerta para como o país tem conseguido diminuir as fronteiras entre o que se aprende na escola e o que se utiliza no cotidiano", completa. Formado pela USP, Wil é integrante do Ciência em Show junto dos cientistas Gerson Julião e Daniel Angelo. Desde 2000, o grupo viaja pelo país promovendo a Ciência Cidadã por meio de shows, palestras, workshops de formação de professores e parcerias institucionais nas esferas pública e privada."Precisamos desmistificar o ensino de Ciências, levar para uma área mais divertida, útil e aplicável. Os mais novos tendem a se familiarizar pelas Ciências por meio do lúdico, do encantamento, e nós temos o dever de dar as oportunidades que eles precisam para desenvolver habilidades e o senso crítico para aprender cada vez mais", destaca Gerson. Recentemente, o Ciência em Show participou do TEDxSãoPaulo - um dos maiores eventos da América Latina, cuja edição teve apelo educacional, promovendo um debate interativo sobre Ciência e experimentação como caminho para a aprendizagem qualificada. Sempre com o foco na inovação, já realizaram projetos na TV (Globo, SBT, Record, Fox, BBC), internet, em editoras, espaços públicos e instituições de ensino. Se os dados da pesquisa do Instituto Butantan não são dos mais animadores, o último PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) aponta que é preciso um olhar mais atento para a Ciência. Em amostra com mais de 23 mil estudantes, de 841 escolas, nas 27 unidades da federação, a nota média do Brasil em Ciências foi 402, menor que a média mundial de 493. Embora preocupante, o Brasil se sobressai quando o assunto é interesse pela área. Cerca de 40% dos brasileiros desejam seguir carreira profissional em áreas relacionadas à ciência e tecnologia, enquanto a média da OCDE é de 24%. "Cabe a nós, cientistas, proporcionar os meios necessários para a universalização do acesso a ciência para que, futuramente, essa nova geração contribua para o desenvolvimento da cultura científica no país", conclui Daniel.