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DINO - 06 dez, 2016) - Criatividade, interação, gerenciamento de recursos, resiliência, autocontrole. Essas são apenas algumas das habilidades conhecidas como socioemocionais, necessárias para o desenvolvimento de crianças e jovens do Século XXI. Já está comprovado que elas influenciam diretamente no aprendizado de alunos em todas as disciplinas e são fundamentais para a inserção e manutenção do jovem no mercado de trabalho.
Não à toa, os principais e mais confiáveis aferidores de qualidade de ensino no mundo, como o PISA, ligado à OCDE, colocam em sua matriz de referência o nível de desenvolvimento dessas habilidades dos estudantes nos países. Uma vez que é necessário trabalhá-las desde a infância, a grande questão, especialmente para as escolas brasileiras, é como estruturar um programa efetivo de ensino.
E mais: como fazer com que uma geração cada vez mais tecnológica e em constante transformação possa se desenvolver de maneira alinhada às necessidades de seu tempo?
Com base nessa percepção, a Mind Makers surgiu em 2016 no bairro de Moema, na capital paulista, a partir de um programa de aprimoramento do pensamento computacional. Amparado por um robusto material pedagógico e um currículo próprio, a Mind Makers passou a dispor de recursos didáticos a partir dos movimentos CODE (que comprova a capacidade das crianças de desenvolver habilidades durante o aprendizado de programação) e Maker (que atesta o aprendizado durante o processo de manipulação e construção de objetos concretos, a famosa "mão na massa").
Liderada pelos sócios Ivan Sartori Filho, João Lacerda e Paulo Alvim, que juntos acumulam experiência de liderança em grandes companhias educacionais e de tecnologia, a Mind Makers rapidamente se viu obrigada a expandir sua atuação em outras cidades pelo país. Assim, deu mais um passo para a disseminação do desenvolvimento de mentes criativas por meio da programação, da robótica e dos inventos para a internet das coisas.
Franquias e escolas
Nos últimos anos, o setor educacional teve um grande aumento no volume de investimentos. Nas grandes companhias, os sócios da Mind Makers não só participaram desse processo como ajudaram a fundar e a expandir marcas hoje consagradas. No ramo das franquias, muitos empreendedores estão vendo na educação possibilidades de obter sucesso com seus negócios e, ao mesmo, trabalhar para uma função social que ajuda diretamente na melhora do Brasil.
Para esses empreendedores, a Mind Makers abriu a possibilidade de desenvolverem na sua cidade um negócio promissor e de primeiro mundo, que revolucionou o ensino em países como EUA, Coreia do Sul, Itália e Reino Unido.
Os cursos da Mind Makers são altamente atrativos e prazerosos, ao mesmo tempo que desenvolvem as habilidades necessárias para o Século XXI, inclusive, o próprio empreendedorismo. Desta forma, as atividades da Mind Makers proporcionam momentos de lazer e conhecimento, contribuindo de maneira efetiva para o desenvolvimento da criança e adolescente e, por isso, de alto interesse dos pais e responsáveis.
O mesmo motivo que faz a Mind Makers crescer como franquia, tem atraído também a atenção das escolas de ensino regular. Embora haja comprovadamente a necessidade de se ter no país programas com essa finalidade, os colégios ainda procuram as ferramentas e conteúdos que mais se adequem ao seu projeto pedagógico.
A concepção do currículo da Mind Makers possibilita que os alunos de cada instituição de ensino exercitem, de forma integrada ao currículo da escola, conhecimentos das disciplinas regulares, como matemática, ciências, geografia, história, língua portuguesa, entre as demais. Assim, o trabalho aplicado pela Mind Makers pode ser integrado tanto no currículo regular das escolas, como também na grade opcional, no contraturno.