(
DINO - 23 jun, 2017) - A Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), que foi criada em 6 de julho de 2015 e entrou em vigor em 2 de janeiro de 2016, obriga as escolas privadas a acolher os estudantes com deficiência no ensino regular e a adotar as medidas de adaptação necessárias sem que nenhum ônus financeiro seja repassado às mensalidades nem às matrículas.
Para Sergio Andrade, cofundador do maior site brasileiro de busca de escolas, o
www.melhorescola.net, a lei é boa porque dá mais opções para as famílias com filhos com necessidades especiais. No entanto, ela acaba jogando um peso financeiro e de adaptação para as escolas particulares, que em geral já operam espremidas entre seus custos e a baixa disposição a pagar das famílias brasileiras. Por fim, como efeito colateral da lei pode-se acabar criando um sistema onde não há benefícios para as escolas oferecerem serviços especializados a esse público e as escolas acabarem baixando a qualidade para não aumentar os custos.
Ainda segundo Sergio o Melhor Escola está trabalhando para considerar em sua busca o critério "inclusão". Quando essa implementação estiver pronta os pais com filhos com necessidades especiais poderão saber quais são as melhores escolas para matricularem seus filhos. Sergio nos contou que essa nova implementação surgiu da solicitação de um pai com filho autista que, num cenário onde todas as escolas são obrigadas por lei a aceitar o seu filho, gostaria de saber quais as escolas estão realmente adaptadas às necessidades dele.
Sergio garante que o site está em constante mudança para atender as necessidades da sociedade e principalmente dos pais e alunos e pede para que estes avaliem as respectivas escolas no site e que também deixem suas impressões sobre a navegação pelo hotjar, bonequinho que aparece no canto inferior esquerdo das páginas.
Website:
http://www.melhorescola.net