Releases 21/02/2018 - 15:17

Levantamento descobre como funciona uma agência de publicidade na prática


Juiz de Fora--(DINO - 21 fev, 2018) - Já parou para pensar como funciona uma agência de publicidade? Graças aos filmes, séries e best-sellers que fazem questão de enfatizar o quanto a rotina em uma agência é flexível e fora dos padrões, é comum criarmos uma ideia do quão divertido pode ser trabalhar em empresas assim.

De certa forma não deixa de ser verdade. Mas, o que os filmes não mostram é que uma agência funciona como qualquer outra empresa: repleta de demandas exigentes, clientes nada flexíveis e deadlines apertados.

A fim de entender melhor sobre a gestão em agências publicitárias, foi criado o iZoom 2018. A pesquisa, uma iniciativa do iClips, mostra a relação entre integração e sucesso de uma agência de publicidade, bem como as principais dificuldades enfrentadas por essas empresas.


E então, como funciona uma agência de publicidade na prática?

A partir das respostas de mais de 130 profissionais da área, o levantamento mostra que ainda é preciso muitos avanços em termos de gestão e que este ponto pode ser um diferencial competitivo para essas empresas.
Então, continue lendo para entender um pouco mais sobre esse mercado não tão glamouroso assim!

Tipos de fluxos de trabalho em uma agência

Conforme você verá mais adiante, não há um padrão preestabelecido pelas agências na hora de montar o seu fluxo de trabalho.

Muitas, inclusive, encontram dificuldades ao organizar suas demandas, pelo menos é o que mostra a pesquisa: 32,6% das agências afirmaram que uma de suas maiores dificuldades é estruturar as demandas de forma eficaz. A seguir, listamos os principais tipos de fluxo de trabalho em empresas criativas. Confira:

O proprietário da agência faz o papel de atendimento

Ocupando o primeiro lugar com 56,8% de votos, temos o fluxo de trabalho em que o próprio CEO faz o papel de atendimento e reúne as demandas que serão executadas pelos demais colaboradores.

Apesar de recorrente, situações como essas são o estopim para uma produção lenta, já que estamos falando de um gestor com outras responsabilidades para dar conta. Nesse caso, os dois lados da moeda acabam prejudicados, tanto o operacional, quanto a gestão da empresa.

Este último, ainda mais, pois é a partir da gestão que decisões estratégicas importantes para o futuro da agência são tomadas.

O profissional de atendimento direciona suas demandas para os criativos

Por outro lado, a pesquisa aponta que 23,5% das agências contam com o profissional de atendimento para delegar as tarefas diretamente para os criativos, sem o intermédio do tráfego para organizar essas demandas.

As demandas são definidas em reuniões sazonais

As reuniões são práticas constantes em agências de publicidade, praticamente tudo vira motivo para reunir a equipe para que ninguém fique de fora de alguma decisão importante. Mas, você sabia que muitas agências utilizam as reuniões para organizar o seu fluxo de trabalho? 17,4% dos respondentes costumam agrupar toda a equipe para a definição de demandas que serão produzidas.

Os profissionais de atendimento direcionam as demandas para o gestor de projetos
Por fim, temos o fluxo de trabalho mais comum em agências. Curiosamente, apenas 15,4% das agências se baseiam nessa prática ? em que o atendimento encaminha as tarefas para o gestor de projetos ou para o tráfego ? enquanto este distribui as demandas de acordo com o grau de prioridade.

Utilização de sistemas integrados

Você já viu quais são as principais formas que as agências de publicidade organizam suas demandas. Agora, é hora de descobrir se essas mesmas empresas integram os setores a fim de que informações importantes não sejam perdidas. Vamos lá?

Na integração dos setores

A pesquisa revelou que 46,2% dos respondentes contam com uma única ferramenta que integra todos os departamentos. Em contrapartida, 33,3% das agências afirmaram não ter o valor necessário para investir em ferramentas de gestão. Por fim, quase 19% dessas empresas utilizam vários sistemas ou controles paralelos.

Logo acima mencionamos que uma das principais dificuldades das agências é organizar suas demandas de forma eficaz. Já parou para pensar que esses problemas podem ser o resultado da falta de integração de todos os departamentos da agência?

Conforme o levantamento, 47,5% das agências que não utilizam uma única ferramenta que integra todos os setores, dentro de tantas dificuldades, entendem que uma das maiores é organizar todo esse processo.

Nas tomadas de decisões

Com base na pesquisa, vimos que 25,8% das agências contam com sistemas que geram relatórios com resumo dos principais dados para cercear a melhor tomada de decisão. Mas acredite, em um mercado tão competitivo e cheio de incertezas existem agências que ainda baseiam sua gestão em achismos e assumindo riscos que podem vir a comprometer o futuro da empresa.

Na padronização do modelo de trabalho

Como se sabe, o processo de produção de um job passa por diversas "mãos" antes de chegar ao seu resultado final. Durante esse percurso, é de extrema importância que o tempo de elaboração das tarefas seja otimizado por meio de ferramentas especializadas. Esse controle garante não só a produtividade de todo o time como também certifica que deadlines sejam cumpridos no tempo estimado.

Nesse contexto, a utilização do timesheet é indispensável, já que a ferramenta proporciona um controle sobre a estimativa de jobs, a conferência de quantas horas cada cliente está consumindo, se está valendo a pena atendê-lo e até mesmo para entender se há profissionais sobrecarregados e outros ociosos.

De acordo com a pesquisa, 48,5% das agências não utilizam timesheet mas pretendem utilizar, o que é um ponto positivo, visto que aperfeiçoar esses processos é uma das principais medidas para o crescimento saudável de uma agência.

Bem, agora que você já viu como funciona uma agência de publicidade, que tal entender um pouco mais sobre a gestão em empresas criativas? Clique aqui para fazer o download da pesquisa completa.

Website: http://iclips.com.br