Boa Vista, Roraima--(
DINO - 16 mai, 2016) - "A sensação é única", garante o ex-governador do estado de Roraima, Neudo Campos, ao descrever a montanha que fez sucesso na novela Império da Rede Globo, como um templo místico do 'comendador', personagem de Alexandre Nero.
Embora a novela seja uma obra de ficção, Neudo Campos sustenta que a experiência de quem visita o Monte Roraima é mesmo inexplicável. O Monte Roraima, segundo Neudo Campos, faz o visitante ter uma conexão completa com a natureza.
"É como se estivéssemos em cima das nuvens", diz o ex-governador, que ressalta a preservação do lugar, como um dos poucos do mundo cuja biodiversidade natural está totalmente preservada.
"A generosidade da natureza fez do Monte Roraima um lugar único. Recomendo aos estrangeiros que participarão das Olimpíadas Rio 2016 a visitarem o Monte Roraima. É um passeio diferente de qualquer outro, para o atleta que gosta de esporte de aventuras e para o turista que quer se sentir próximo ao Paraíso", disse Neudo Campos.
"O universo do Monte Roraima é repleto de lendas. Uma delas inspirou a ficção 'O Mundo Perdido' do escritor inglês Conan Doyte, criador de Sherlock Homes", comentou Neudo Campos.
Os índios que vivem na região, explicou Neudo Campos, acreditam que o Deus Macunaíma vive no Monte Roraima. A formação contínua da neblina no topo da Montanha dá à lenda um ar de uma dimensão mística.
O Monte Roraima fica na fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana e o acesso pelo Brasil é pelo Parque Nacional do Monte Roraima, no estado de Roraima, explicou o ex-governador Neudo Campos. A montanha é um tepui, tipo de monte em formato de mesa.
Além do conhecido topo do Monte Roraima, delimitado por falésias, seu platô criou um ambiente que se diferencia da floresta tropical e da savana que o cerca. As chuvas promoveram a formação de inúmeras cavernas. Plantas carnívoras floresceram e são responsáveis para retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo. A fauna é marcada pela presença de répteis e anfíbios.
Nos últimos anos, o Monte Roraima entrou no roteiro dos praticantes de trekking, por ter uma das paisagens mais bonitas do mundo e a escalada ser considerada relativamente fácil.
"Vale a pena conhecer", frisou Neudo Campos.