Releases 26/02/2015 - 18:08

A importância da resistência do piso intertravado


Piracicaba,SP--(DINO - 16 mai, 2014) - O piso intertravado é uma peça modular de concreto, que pode ser produzida em diversas formas, cores e texturas e que, disposta em conjunto com outras peças, acaba criando grandes áreas de superfícies pavimentadas, destinadas à utilização por pessoas e veículos leves ou pesados. Nessa pavimentação, ocorre a transmissão de parte da carga de uma peça para a peça vizinha através do atrito lateral, que é garantido pelo preenchimento das juntas entre as peças com areia fina.

Mas, para isso, ele precisa ter resistência, que é medida em MPa (Mega Pascal), uma unidade de medida de pressão, sendo que cada tipo de tráfego requer uma resistência específica. ?Quem regulamenta a fabricação dessas peças é a norma NBR 9781:1987, que estabelece que a resistência desse pavimento deve ser de 35MPa para tráfego leve a moderado e 50MPa para tráfego pesado?, explica o diretor comercial da Petra Artefatos de Concreto, empresa especializada na fabricação de produtos a base de concreto, como pavimentos, tubos, guias e sarjetas.

Para verificar a resistência do material é realizado o teste de rompimento para saber qual a carga máxima de MP, sendo que1 MPa equivale a 10 kgf/cm2 ou 1 MPa = 1x10^6 Pascal. ?Todo fabricante deve ter o laudo do teste realizado para cada lote de fabricação constando a resistência do material. Esse teste é realizado periodicamente para garantir a qualidade do material entregue ao cliente. Se o material não atende a este mínimo exigido é mais provável que ocorram trincas ou quebra no material durante a instalação, ou até mesmo quando começar o fluxo de veículos ou pedestres no local, ou seja, é imprescindível que os testes sejam feitos?, comenta Sgarbieiro.

Ele ainda diz que o indicado é que o lote para controle de recebimento seja formado por até 1600 m2 , sendo que para até 300m2 , seis peças devem ser retiradas para amostra e, para cada 50 m2 , uma peça. ?Se for identificado mais de 5% de peças defeituosas na análise visual e as amostras não atenderem as exigências dimensionais e de resistência, o lote deve ser rejeitado?, explica o diretor comercial da Petra.

Sgarbieiro lembra que o uso de peças que não atingem a resistência mínima, ou estejam quebradas, comprometem a obra, causando abrasão das peças e rachadura. ?A espessura das peças varia de acordo com o tráfego a que estarão submetidas, sendo que é recomendado que o piso tenha uma espessura de 60mm para o tráfego leve, 80mm para o tráfego de veículos comerciais ou pesados e 100mm ou 120mm para tráfego muito pesado?, finaliza Sgarbieiro.



Sobre a Petra

A Petra Artefatos de Concreto surgiu para trazer soluções para obras residenciais, industriais e comerciais através de produtos de concreto, como pavimentos, tubos, guias e sarjetas.

A experiência de seus fundadores no mercado de construção civil proporcionou a criação de produtos com um ótimo custo e qualidade para os clientes.

Localizada estrategicamente na Rodovia SP 304, a Petra tem facilidade para transportar os produtos para obras em todo o Estado de São Paulo. A empresa possui frota própria de caminhões, facilitando a logística e trazendo rapidez e qualidade na entrega.

Além disso, a Petra possui rigorosos testes nos produtos para garantir os altos padrões de qualidade.

Dessa maneira, a empresa apresenta uma grande variedade de produtos de concreto priorizando qualidade e preço.

Saiba mais sobre a empresa no site www.petra.ind.br .
Website: http://www.petra.ind.br