São Paulo, SP--(
DINO - 25 jan, 2018) - Parece um tempo distante, mas a Internet apareceu de forma intensa no cotidiano a partir dos anos 90 e rapidamente revolucionou o consumo, as relações sociais e o marketing. Ela quebrou as barreiras de tempo e distância, além de democratizar os meios de comunicação.
Segundo o Google Atelier Digital, alguns dados podem ser destacados:
- Houve um aumento de 764% de usuários online entre 2000 e 2014;
- No ano 2000, existiam
361 milhões de pessoas conectadas digitalmente;
- Já em 2014, o número atingiu a marca dos
3 bilhões;
- Hoje, metade do mundo está online e passa pelo menos 30 horas mensais conectada.
Diante desta nova realidade, é impossível separar o online do
offline, situação que deixa o ser humano em um eterno onlife, onde acontece a união da realidade física com a virtual. O que difere uma realidade da outra é que, na virtual, o alcance é simultâneo e capaz de chegar a outro continente.
Pode-se ter ideia da quantidade de usuários assíduos através desta tabela:
Usuários de Internet (Milhões)
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2011
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2012
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2013
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2014
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2015
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2016
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Fonte: PNAD
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77,7
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84,2
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85,6
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95,4
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102,1
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-
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Fonte: TIC Domicílios
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76,6
|
80,9
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85,8
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94,2
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102,0
|
107,9
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Em outras palavras, ter uma presença online é como comprar uma vitrine global e, como toda vitrine, ela precisa ter uma publicidade solidificada para atrair os olhares do seu público-alvo e também converter cliques em vendas.
De acordo com o 35
o Webshoppers, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 7,4% no faturamento em 2016 e faturou R$ 44,4 bilhões. Apesar dos custos de uma loja virtual serem menores, a concorrência é maior e, por isso, é extremamente necessário investir em marketing digital e, principalmente, em conteúdo.
Face ao vasto e ilimitado acesso à informação, o consumidor passou a ser protagonista da sua própria escolha, tornando-se um consumidor-autor. Hoje em dia, o usuário não quer apenas comprar, ele deseja interagir com as marcas que adota e seguir seus determinados
lifestyles.
Sendo assim, o segredo para conquistar, além de clientes, seguidores, é investir em conteúdos que abordem temas relevantes para os leitores. Acima dos desejados likes, no final, o que importa é o índice de engajamento e a taxa de conversão.
Escrever para formar e informar
A sociedade contemporânea busca por histórias reais e não aceita mais imposições. Conteúdo embasado, educacional e inspiracional estão entre os diálogos que conseguem prender a atenção dos internautas. Direto ao ponto: existe a necessidade de uma redação que traga pontualmente todas as referências que são questionáveis.
Marcado por clareza e objetividade, o texto jornalístico encontra-se em crescente entre as possibilidades de abordagem, levando ao público um conteúdo valioso. Portanto, a melhor maneira de criar relações fiéis entre marca e consumidor é melhorando sua comunicação e mostrando de maneira informativa quais são os reais oferecimentos.
Distribuic?a?o de conteu?dos na web como ferramenta de marketing
A distribuic?a?o de conteu?do por meio das empresas de tecnologia, como Google, Facebook, Snapchat e Twitter, e? uma das possibilidades para os profissionais que empreendem em Marketing Digital. Ale?m disso, tambe?m e? possi?vel distribuir conteu?dos por meio de um canal pro?prio online. Para isso, ter um site ou blog profissional e? um requisito indispensa?vel para qualquer empresa.
E existem diversos meios de propagac?a?o de conteu?dos, que podem e devem ser pensados e inclui?dos na estrate?gia, como as mi?dias sociais e ate? mesmo os portais de noti?cias e vei?culos de mi?dia online.
Contudo, para alcanc?ar o sucesso e? preciso caprichar no Marketing de Conteu?do, que e? uma estrate?gia que produz conteu?do relevante para atrac?a?o do pu?blico. E precisamos levar em considerac?a?o que portais, sites e age?ncias de noti?cias sa?o ambientes com grande concentrac?a?o de conteu?do relevante e pu?blico que se interessa por essas informac?o?es, ou seja, na?o se pode simplesmente cruzar os brac?os e esperar que as pessoas visitem seu site e blog por livre e esponta?nea vontade, na?o e? mesmo?
Primeiro e? necessa?rio planejar a divulgac?a?o dos conteu?dos respeitando seu funil (Aprendizado e descoberta > Reconhecimento do problema >Considerac?a?o da soluc?a?o > Decisa?o de compra) e alinha?-los aos ambientes editoriais que abrangem o assunto do conteu?do produzido. Isso porque, por exemplo, na?o faz sentido divulgar materiais sobre animais de estimac?a?o na Exame.com, ja? que a poli?tica editorial deste site so? abrange nego?cios e relacionados.
Website:
https://www.dino.com.br