Releases 30/11/2016 - 17:51

Comodidade no transporte público: Stone traz tecnologia inédita ao Brasil e viabiliza pagamento de ônibus com cartão de débito ou crédito


(DINO - 30 nov, 2016) - Os moradores de São Paulo não precisam mais contar moedas ou depender da compra de bilhetes para andar de ônibus na região metropolitana. A fim de diminuir filas e oferecer maior comodidade e flexibilidade para os usuários de transporte público, a Stone (www.stone.com.br) desenvolveu um sistema que permite o pagamento de passagens usando cartões de débito ou crédito e pré-pagos apenas por aproximação.

O projeto foi realizado em parceria com a Autopass, Mastercard e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). "Hoje, 30% das passagens de ônibus no país são pagas em dinheiro, sendo que em algumas regiões este número chega a mais de 50%. Diante desse cenário, detectamos a oportunidade, junto com a Mastercard e a Autopass, de desenvolver uma solução pioneira e personalizada para esse nicho de mercado. A Stone deseja liderar este segmento, O Brasil estava carente de alternativas de pagamento para o transporte urbano.", explica Augusto Lins, diretor da Stone.

Para pagar a passagem, os usuários precisam usar o cartão com a tecnologia contactless, que está se expandindo rapidamente. Parceira da Stone no projeto, a Mastercard tem planos de emitir aos seus clientes nos próximos meses cerca de 1 milhão de cartões com esta tecnologia. "Entendemos que o mercado brasileiro está em evolução e a demanda por soluções inovadoras de pagamentos para os meios de transporte é crescente. Agora podemos proporcionar uma melhor experiência para o usuário", completa o diretor.

Junto com parceiros, foi desenvolvido uma leitora de cartões contactless que será instalada nos ônibus, e que funciona tanto com cartão de crédito, débito ou pré-pago. De acordo com Nicholas Phillips, gerente do projeto, o sistema é inspirado no que funciona em Londres, na Inglaterra, desde 2012. "Nosso objetivo é oferecer inovação, segurança e comodidade para o passageiro que por algum motivo está sem saldo de recarga em seu bilhete ou sem dinheiro em espécie".

O projeto será testado durante um mês, em 10 ônibus da linha 376 (Diadema/Brooklin), da empresa Metra, que atende a zona sul de São Paulo e a região metropolitana. Em janeiro, a tecnologia deve chegar a outras linhas da capital paulista. A empresa almeja a expansão para outras capitais do Brasil em 2017.

"Orientamos todos os participantes da cadeia de valor quanto à segurança e processo para que a transação aconteça de forma rápida e segura. Nós, como adquirente de cartões temos que garantir que a transação seja autorizada com segurança, sem transtornos para o passageiro e que a empresa de ônibus receba seu dinheiro", diz Augusto Lins.

A capacidade inovadora da Stone também é destacada nas palavras do presidente da Autopass, empresa de bilhetagem, Rubens Gil Filho, "A Stone é uma empresa nova com muita força e foco, que desde o inicio se colocou a disposição de nos apoiar nesse projeto e tem total sinergia com a nossa visão", ressalta executivo.