(
DINO - 27 abr, 2017) - Este ano, a receita global no mercado de software de Business Intelligence (BI) e Analytics está prevista para alcançar US$ 18,3 bilhões, segundo o Gartner Group, empresa de pesquisa e aconselhamento em tecnologia - comparado a 2016, isso significa um aumento de 7,3%. Até o final de 2020, as expectativas são de que esse número chegue aos US$ 22,8 bilhões. Quem apresenta mais dados da pesquisa do Gartner é o
presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf e Analytics modernos seguem se expandindo com mais rapidez do que o mercado em geral, afirma a companhia de aconselhamento em tecnologia - o que deixa mais equilibrada a queda dos gastos com BI tradicional. Flavio Maluf explica que a plataforma moderna de BI e Analytics surgiu nos últimos anos para atender às demandas das empresas por mais acessibilidade, agilidade e informações analíticas, que fossem mais detalhadas ? e isso mudou o mercado de relatórios de registros liderados por TI para um mercado de Analytics ágil liderada por negócios.Segundo um estudo realizado, recentemente, pela Forbes Insights, uma revista de negócios e economia americana, em parceria com a Qlik, software de Business Intelligence (BI) ? feito a partir de entrevista com executivos de TI e negócios - atualmente, cerca de
60% das empresas planejam aumentar seus investimentos em soluções de BI, acentua o executivo Flavio Maluf.Para o diretor de produtos da Tableau Software, Francois Ajenstat, "muitas organizações já adotaram a abordagem moderna para o Business Intelligence, democratizando a análise de dados. Já passamos do ponto de inflexão para o BI moderno, de acordo com o Gartner, e continuaremos a ver organizações de todos os tamanhos usando plataformas confiáveis e escaláveis para encorajar as pessoas a ter insights com seus dados."Tableau ainda reforça que é graças ao fácil acesso aos dados confiáveis e ao compartilhamento simples, que acontece através da tecnologia em nuvem, por exemplo, que a informação não flui mais em apenas uma direção. "Os dias de compartilhamento de dados via PDFs ou PowerPoints acabaram. Em 2017, as pessoas compartilharão livros e fontes de dados interativos e em tempo real. Elas ficarão conectadas via alertas e e-mail e irão compartilhar descobertas, colaborar com o trabalho umas das outras e impulsionar os negócios", sobressai o diretor de produtos.O executivo
Flavio Maluf alerta, contudo, que, conforme dados que serão apresentados na Conferência Gartner Data & Analytics ? dias 20 e 21 de junho, em São Paulo - o crescimento do mercado de BI e Analytics modernos deve desacelerar, passando de 63,6% em 2015 para 19% até 2020. Para o Gartner, isso é reflexo do aumento da popularidade dos Dados e Analytics. O setor está aumentando em termos de expansão de adoção, porém, a receita será impactada pela pressão nos preços, reporta Flavio
Maluf Vice-Presidente de Pesquisas da Gartner, Rita Sallam, salienta - "As decisões de compra continuam sendo fortemente influenciadas pelos executivos e usuários que desejam mais agilidade e uma opção para implementação em
pequenas empresas e departamentos para comprovar o sucesso. Os modelos de compra amigáveis para as companhias tornaram-se ainda mais essenciais para implantações bem-sucedidas".