Releases 25/10/2016 - 14:54

A menos de um mês para a prova do Enem 2016, site reúne dicas


Guidoval--(DINO - 25 out, 2016) - Nos dias 5 e 6 de novembro acontece, em todo o país, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) , criado pelo Ministério da Educação em 1998. Com o curto tempo que resta para estudar, muitos candidatos começam a "caçar" dicas pontuais que possam ajudar a tirar dúvidas e ampliar o conhecimento sobre os diversos temas abordados na prova. A nota obtida será utilizada na busca por uma vaga em Instituições do Ensino Superior por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) , ou do ProUni (Programa Universidade Para Todos) , que estarão disponível a partir de janeiro de 2017.

Fabrício Marques, professor e idealizador do site Enem2016 (www.enem2016.pro.br), resolveu estruturar um canal que pudesse ajudar todas as pessoas que participam do exame. Como? Oferecendo conteúdos para capacitar e preparar o candidato para a prova.

"Não adianta querer estudar com pressa, e querer rever tudo em apenas 1 mês. O ideal é se preparar, estudando assuntos recentes que podem e devem cair na prova e treinar as matérias em que o aluno tem maior dificuldade", afirma Marques. Uma boa saída é resgatar provas das edições anteriores e conferir o tipo de conteúdo que é cobrado.

Ainda segundo Marques, a redação conta bastante para a nota final (de 0 a 1000), então o ideal é estar atualizados com assuntos do cotidiano além, claro, de ler bastante. "Isso pode ser primordial para se aumentar a nota no exame", diz o professor.

Além de aspectos técnicos, também é preciso ter foco e disposição. O teste é longo e requer bastante poder de concentração - principalmente para administrar o tempo de resolução das questões e elaboração da redação. "Encontrar um objetivo para todo o seu esforço ajuda a manter o foco, o ideal é também que o aluno evite distrações como celular ou mesmo as redes sociais durante esse período", comenta Fabrício. A prática de atividade física e exercícios também ajudam a relaxar e aumentam a concentração durante os estudos.

Para português, o foco das questões tende sempre a ficar nos grandes movimentos literários e em interpretação de textos retirados da imprensa - como charges e até de tirinhas. Segundo Marques, para história, o ideal é estudar a história contemporânea que provavelmente terá grande peso nas provas do Enem. Em matemática, conceitos matemáticos aplicados a situações do cotidiano que exigem interpretação de figuras e textos.

Mudanças no Enem?

O ministro da Educação, Mendonça Filho, lembrou que, para o Enem 2016, não haverá mudanças. Em relação às futuras edições, após a implantação da reforma do Ensino Médio, ele explicou que os processos seletivos, como os vestibulares e o próprio Enem passarão a ter maior liberdade para escolher os conteúdos exigidos nas provas, seguindo os conteúdos da Base Nacional Comum quanto os componentes dos currículos flexíveis.

A secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, salientou que o Enem 2017 também não deverá sofrer ainda os reflexos da reforma, já que suas mudanças de conteúdo mais estruturais dependerão do que estiver aprovado na Base Nacional Comum Curricular. Segundo ela, a Base será reavaliada em seminários estaduais para depois ser alvo de audiências públicas e deliberações do Conselho Nacional de Educação (CNE). A expectativa é que ela seja aprovada até o final de 2017.

Aditamento Fies 2016.2

Após a aprovação de verba suplementar no Congresso Nacional de 702 milhões de reais para o FIES 2016.2 , o aditamento dos financiamentos foi aberto na tarde do dia 19 de outubro e será realizado até o dia 31 de outubro, no site do SiSFIES .

Para conhecer melhor e conferir os conteúdos do portal, datas de provas e cronogramas, basta acessar o portal Enem2016 (www.enem2016.pro.br) ou acompanhar no Facebook (www.fb.com/portalvestibulandoweb).
Website: http://www.enem2016.pro.br