São Paulo - SP--(
DINO - 23 mar, 2017) - Escrito por Marcelo Vitorino, especialista em marketing digital que assumiu a campanha no segundo turno do prefeito eleito no Rio de Janeiro Marcello Crivella, o e-book "Do digital para as ruas" está disponível para download gratuito.
Segundo Vitorino, o objetivo do material é compartilhar com profissionais da área e interessados no tema como como a campanha digital de Crivella conseguiu dialogar com o eleitor médio, gerenciar crises de imagem e mobilizar os militantes para ações dentro e fora da rede virtual.
"O trabalho desenvolvido no segundo turno foi relatado no e-book "Do digital para as ruas", descrevendo o universo que acompanhou uma das campanhas mais fervilhantes do Brasil. A internet teve papel preponderante ao servir como ferramenta de comunicação e mobilização. Foi graças à atuação digital que o maior evento da campanha foi realizado, na Cinelândia; as crises de imagem foram debeladas e os militantes foram orientados e acionados", conta Vitorino.
Como baixar o e-book?
O material está disponível gratuitamente para download pelo site:
http://ebook.vitorinoemendonca.com.br/Qual o conteúdo do e-book?
No e-book, o leitor vai conhecer com detalhes as estratégias e ações usadas no segundo turno da campanha de Crivella, que levaram um candidato de segmento a vencer uma eleição para cargo executivo.
O conteúdo é dividido em três partes:
A CAMPANHA
Na primeira parte são abordados o contexto da campanha, a formação da equipe e o engajamento de militantes, as mudanças no conteúdo, o uso da internet além das redes sociais, a gestão de crise e o efeito transmídia, nos capítulos:
A formação da equipe e o engajamento de militantes
A mudança no conteúdo e o efeito multiplicador no alcance e nos acessos
Campanha digital não é só Facebook
A crise de cada dia
O caminho do virtual para o real
OS APRENDIZADOS
A segunda parte reúne aprendizados e também as projeções para as próximas campanhas brasileiras.
OS DESTAQUES
Aprofundamento de três situações: a realização de um grande evento de rua, a produção de um videoclipe e a gestão de crise perante um fato midiático às vésperas da eleição.
Sobre o autor
Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Tem em seu currículo a atuação em ambiente político e eleitoral, com participações em campanhas em todas as regiões do Brasil, como as de Gilberto Kassab, José Serra, Marcelo Crivella, Raimundo Colombo, Camilo Santana e Confúcio Moura, além de outros nomes da política brasileira.
Possui um discurso bem diferente sobre o uso de internet, mais pragmático, quando comparado aos demais profissionais da área por aliar ao digital à experiência de campo, tendo sido militante partidário, gestor de mobilização e comunicação com segmentos em campanhas tradicionais.
É também professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo, onde leciona sobre marketing político e marketing digital. No IESB em Brasília, leciona em turmas de pós-graduação na cadeira de marketing político digital.
Website:
http://ebook.vitorinoemendonca.com.br/