Belo Horizonte (MG)--(
DINO - 30 mar, 2016) - O compromisso com uma dieta balanceada é um ótimo começo para uma vida mais saudável. No entanto, é preciso ter atenção ao consumir alimentos naturais, como é o caso das frutas, vegetais, grãos integrais e legumes, por exemplo. Com a vida moderna, muitos desses produtos não estão sendo produzidos de uma forma saudável. Nas últimas décadas, o uso indiscriminado de agrotóxicos e produtos químicos na produção de alimentos vem causando preocupação em diversas partes do mundo.
Na luta pela busca de uma dieta balanceada e livre dos agrotóxicos, o movimento ambientalista tem fortalecido a proposta da agricultura orgânica e, com isso, ações de segurança foram sendo criadas ao longo dos anos para garantir a origem desses produtos, como é o caso do selo de autenticidade.
A gerente de Qualidade da rede de supermercados Verdemar, Ivana Marques Macedo, explica que, dentro desse contexto, tem aumentado progressivamente a procura por alimentos produzidos de forma orgânica, isto é, livres de fertilizantes químicos, agrotóxicos, antibióticos, hormônios e outras drogas usualmente utilizadas. "Estudos científicos sugerem que os alimentos orgânicos são melhores para a nossa saúde, pois o seu valor nutricional é maior que aqueles produzidos convencionalmente. Atualmente encontramos cereais, carne, frango, toda linha de laticínios totalmente orgânicos, além de alguns condimentos e outros produtos de mercearia seca", afirma Ivana, alertando que todo produto orgânico deve ter um selo de certificação que comprova sua procedência e sua qualidade. Segundo ela, o Verdemar segue rigorosamente as exigências do Ministério da Agricultura (Mapa) quanto à comercialização dos produtos orgânicos. "No Verdemar, orgânico é orgânico de verdade, atestado e comprovado", enfatiza.
Os consumidores de produtos orgânicos destacam a diferença de preço e de qualidade entre estes e os convencionais. A funcionária pública Denise Delgado é uma consumidora fiel dos produtos orgânicos. "Podem custar um pouco mais, mas não têm agrotóxicos, aditivos, conservantes, corantes ou acidulantes o que garante uma melhor qualidade na alimentação da minha família e estão sempre fresquinhos", sugere Denise.
De olho na qualidade
A gerente de Qualidade do Verdemar também orienta o consumidor sobre a importância de estar atento ao que está se comprando. "Nos supermercados, os produtos orgânicos são obrigatoriamente vendidos embalados na origem e acompanhados do selo de certificação estipulado pela legislação brasileira. O fato de serem embalados é de grande relevância, pois isso assegura que o conteúdo corresponde à certificação do produtor", salienta.
No Verdemar, o mix de orgânicos é muito variado: ovos, verduras, vinho, sucos, frutas, além de diversos itens industrializados como arroz, palmito, biomassa de banana verde, snacks, cafés e iogurtes, por exemplo.