Releases 06/06/2016 - 17:38

A Era dos Mortos-vivos: zumbi é coisa séria


Rio de janeiro--(DINO - 06 jun, 2016) - Os zumbis hoje em dia são os queridinhos da mídia. Estrelam não somente filmes, mas games, séries, quadrinhos e estão até mesmo presentes em diversas propagandas. Existem inclusive cursos universitários com a temática zumbi. Na tentativa de entender a razão por trás desse fenômeno o escritor Eliel Barberino publicou recentemente o livro "A Era dos Mortos-vivos: zumbis, mito, modernidade. " (Cultura em Letras Edições, 116 páginas).
A obra é uma análise social dos zumbis como fenômeno cultural, desde as origens históricas do monstro, à ideia do Apocalipse zumbi como metáfora das crises da modernidade. O intuito do livro é mostrar como um tema da cultura pop pode ser objeto de um estudo sério e ainda assim agradável; e que os mortos-vivos criados pelo cineasta George Romero têm muito a nos dizer sobre nós mesmos e sobre nossa sociedade.
Assim como Romero autorizou os zumbis como crítica social em seus filmes, o livro pega carona nessa ideia e desenvolve outros temas pertinentes a essas criaturas levando a discussão para questões mais existenciais. Pois segundo o autor, os zumbis funcionam como os mitos tradicionais, eles são um espelho das potencialidades humanas.
Uma obra essencial para os fãs do gênero e para todos aqueles que desejam saber mais dessas criaturas e da nossa própria civilização.

Trecho do livro:
"Ao fazermos um exame dos temas que os zumbis nos apresentam, creio que você perceberá que os mortos-vivos somos nós, sou eu e você. Que o medo que temos dessas criaturas é um medo sublimado de nós mesmos e dessa civilização que criamos. Que o levante dos mortos-vivos contra toda ordem estabelecida é apenas a sublimação inconsciente de nossa revolta contra um mundo que perdeu a cabeça"

Website: http://www.culturaemletrasedicoes.com.br/roundabouts/a-era-dos-mortos-vivos/